A Carteira de Trabalho é o documento mais importante para o trabalhador é nela que constam os dados profissionais e previdenciários do trabalhador, as últimas empresas que trabalhou, quanto tempo teve de registro, quando teve aumento de salário, saiu de férias ou estava de atestado médico, etc, todos esses dados podem ser anotados pela empresa na CTPS do trabalhador, um documento tão importante como esse deve ser muito bem guardado pelo trabalhador.Hoje iremos mostrar como tirar uma segunda via seja porque perdeu ou foi roubada, empresa extraviou sua carteira de trabalho ou porque você já completou a mesma, neste caso será necessário uma segunda via de continuação.

 

Segunda Via Carteira de Trabalho

Para tirar uma 2ª via da CTPS ( Carteira de Trabalho e Previdência Social ) é necessário comparecer ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), Superintendência Regional do Trabalho, Delegacia Regional do Trabalho, Prefeituras e no estado de São Paulo também no Poupatempo, em qualquer um desses locais pode ser emitida gratuitamente a segunda via da Carteira de trabalho. Para tanto você deverá levar a relação de documentos conforme descreveremos abaixo.

Documentos Necessários

  • RG, Documento Oficial com Foto, Certidão de Nascimento ou Casamento (Qualquer um desses documentos).
  • CPF
  • 1 Foto 3×4 recente sem data
  • Comprovante de Residência
  • Extrato do PIS ou do INSS ( Pode ser obtido nas Agências da Caixa Econômica Federal ou então em uma Agência do INSS).

A Segunda via será emitida na hora e gratuitamente, é só levar a documentação descrita em cima e tirar a nova via da Carteira de Trabalho. Caso seja continuação leve também a carteira de trabalho anterior. Se você perdeu a via antiga será necessário fazer o registro de cada relação de trabalho que você possui, para tal você deverá procurar as empresas, e caso elas não existam mais deverá procurar a Superintendência Regional do Trabalho para que ela faça o levantamento do seu histórico de trabalho consultando o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) ou RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) que são sistema de informações utilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Se a sua via atua está danifica e ilegível o procedimento também é o mesmo. Perder uma carteira de trabalho é algo muito ruim pois você terá que ir atrás do documento e também dos registros anteriores para que os mesmos sejam registrados novamente. Depois dessa guarde bem a sua Carteira de Trabalho e caso a empresa não a devolva ou extravie ela, saiba que ela poderá responder processo por isso, pois fica responsável pela entrega do documento no prazo máximo de 48 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado