O Serviço Militar obrigatório é necessário para todos os cidadãos do sexo masculino que completam 18 anos. No ano em que completam 18 anos devem se alistar no Exército, Marinha ou Aeronáutica, caso eles seja dispensados pelo serviço, serão incluído no quadro reserva do serviço militar e dispensados. Quem não faz o alistamento fica impedido até de conseguir um emprego, isso porque as empresas não contratam se a pessoa não estiver em dia com o Serviço Militar, por isso a Carteirinha de Reservista é tão importante para o brasileiro. No entanto como qualquer documento, você está sujeito a perda do mesmo, o ideal é logo assim que recebe-lo guardá-lo em casa e não ficar andando com ele, só leve com você quando o mesmo for solicitado, já que é um documento usado somente de vez em quando, mas se você perder o seu não se preocupe iremos mostrar na matéria de hoje como solicitar a segunda via do documento.

Como tirar segunda via Reservista

Se você está no mesmo município em que se alistou, deverá comparecer a Junta de Seviço Militar (JSM) que realizou o alistamento. Caso esteja fora do seu local de alistamento você pode procurar qualquer JSM (Junta de Serviço Militar), Delegacia de Serviço Militar ou Circunscrição de Serviço Militar mais próxima de você para solicitar que a 2ª via seja emitida. A primeira via da carteirinha de reservista é gratuita, a segunda via é cobrada, o valor varia de R$4,14 á R$4,98 e deve ser pago a ordem. Para os que vivem no exterior o documento deve ser solicitado á embaixada do Brasil.

Documentos Necessários

  • RG, Certidão de Nascimento ou Casamento
  • 1 Foto 3×4
  • É bom também levar um comprovante de endereço, apesar de não estar na lista dos documentos solicitados, pode ser necessário para fazer uma atualização de dados cadastrais. Então leve junto consigo também um Comprovante de Endereço e telefone atualizado para que conste no cadastro e na sua ficha de solicitação.

O documento de acordo com o local fica pronto no mesmo dia, caso o acesso ao mesmo esteja fácil, procurar a própria JSM (Junta de Serviço Militar) que você se alistou torna a emissão da segunda via da reservista mais rápida, caso necessite com urgência, mas em outros locais o documento também é emitido rápido pois será consultado apenas se você está em dia com o Serviço Militar e caso positivo um novo documento será emitido pra você.

O Certificado de Dispensa de Incorporação é um documento muito importante, por ser solicitado poucas vezes, só lembramos da sua importância quando precisamos dele. Para conseguir um emprego registrado por exemplo, o Reservista é um dos documentos necessários e solicitado pelas empresas, por isso se você perdeu o documento solicite imediatamente uma segunda via, não espere precisar dele para fazer a sua solicitação. Caso necessite do documento com urgência basta pagar a taxa e levar os documentos necessários que foram informados aqui e solicitar a emissão do mesmo.