Receita-FederalSe você perdeu o número do recibo da declaração de imposto de renda e precisa fazer uma retificação vamos falar hoje sobre os procedimentos legais para recuperar esse número. É sempre bom manter cópias de segurança guardadas, o ideal é imprimir a página. Existem duas opções para recuperar a segunda via do recibo de entrega, a primeira é a mais burocrática que é agendamento de um horário na Receita Federal. A segunda e mais fácil é emitir pela internet através do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), no entanto só vai conseguir emitir o documento pela internet quem já tiver cadastrado uma senha e gerado o código de acesso, pois para efetuar um novo cadastramento no e-CAC irá pedir o número do recibo da entrega do imposto de renda anterior.

Passa a passo – Como recuperar número do Recibo de Entrega IR

  • Acesse o eCAC
  • Informe o seu CPF ou CNPJ;
  • Código de Acesso;
  • Senha cadastrada e clique em avançar conforme a imagem abaixo:

Já dentro do sistema do e-CAC você deverá clicar em “Extrato do Processamento da DIRF” conforme ilustra a imagem abaixo:

Clique no item “Segunda Via de Recibo” da declaração de imposto de renda do ano que deseja. Confira na imagem abaixo:

Feito isso será gerado o Recibo de Entrega e também o número do recibo, ele é pessoal e não deve ser fornecido a terceiros, com ele você conseguirá: retificar a declaração enviada, acessar o Extrato IRPF, consultar situação da declaração, tirar DARF atualizados, entre outros serviços.

 

Não tenho acesso ao e-CAC como obter o número do recibo?

Para quem não cadastrou e guardou em local seguro o Código de Acesso e Senha do e-CAC não adianta tentar cadastrar para obter o número do recibo pois ele será solicitado no momento do cadastramento. A única alternativa é fazer o agendamento em uma Unidade da Receita Federal. Por se tratar de dados sigilosos a RFB não envia esses dados por e-mail nem pelo Fale Conosco.

Pra aqueles que ainda tem o programa instalado a declaração pode ser obtida na pasta “C:\Arquivos de Programas\Programas SRF\IRPF\Gravadas” por padrão do programa.

 

Como agendar atendimento na Receita Federal

O agendamento pode ser feito pelo site www.receita.fazenda.gov.br ou através do Receitafone telefone 146.

Em uma unidade da Receita Federal você receberá a cópia da sua declaração com o protocolo de recebimento do SERPRO/RFB. Como esse código em mãos você poderá retificar sua declaração ou usar opcionalmente na sua próxima entrega de Imposto de Renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado