Conta ConjuntaTer uma conta em banco é algo essencial isso porque além de movimentar dinheiro, guardar de forma segura e investir elas também ajudam você com créditos que são disponibilizados como por exemplo: cartões de crédito, cheque especial, financiamentos entre outros. Muitos casais tem procurado abrir conta em conjunto justamente por conta da facilidade e também porque o relacionamento está sério então o dinheiro é dos dois, então nada mais justo do que ter uma conta conjunta ao invés de guardar o dinheiro apenas na conta de um. Veja como abrir uma conta conjunta e quais as dicas para quem está pretendendo abrir este tipo de conta.

 

Quem pode abrir conta conjunta

Quaisquer pessoas que tenham interesse neste tipo de conta e que estejam de acordo com as condições de movimentação em conjunto. Não é necessário ser casado, pode ser aberta entre não parentes . Casais homossexuais e até amigos podem abrir esse tipo de conta corrente em conjunto.

 

Tipos de Conta

Conta Conjunta Solidária

Este tipo de conta corrente é destinada a mais de um titular em que a movimentação pode ser realizada em conjunto ou de forma isolada. Neste tipo de conta qualquer um dos titulares tem plenos poderes para movimentar a conta a crédito ou débito sem a necessidade de assinatura dos demais titulares.

Conta Conjunta não solidária – Simples

Neste tipo de conta corrente a movimentação só pode ser realizada com a assinatura de todos os titulares, sendo assim não é possível movimentar sem a autorização do outro.

 

Como abrir

Dirija-se ao banco de sua preferência com os documentos de ambos os titulares em conjunto, como mostra a relação abaixo:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência: Conta de água, luz, telefone, gás, etc (de no máximo 2 meses)
  • Comprovante de Renda

Ambos devem comparecer a agência para assinatura do contrato de abertura

Perigos de uma conta conjunta
Abrir uma conta conjunta deve ser uma decisão amadurecida pois é algo muito pessoal. Colocar todo o dinheiro em uma conta para mais de um titular pode trazer problemas no futuro em caso de separação. Afinal o dinheiro que está na conta pertence aos dois então é preciso analisar se você confia tanto na outra pessoa a esse ponto.

Além disso uma conta conjunta pode gerar dívidas caso um dos titulares contraia dívidas ou despesas e depois não queira assumi-las. Cheque, cartão de crédito, empréstimos e até o seu limite de cheque especial pode ser comprometido e trazer problemas e prejuízos no futuro.

 

O Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú, Santander e HSBC oferece desconto nas tarifas para quem abre este tipo de conta corrente.