previdencia-inssPara ter direito a benefícios do INSS é preciso contribuir ao longo da vida para a Previdência Social, assim você pode garantir um futuro mais tranquilo como: aposentadoria ou auxílio-doença, acidente, invalidez ou qualquer imprevisto que possa acontecer. Quem recebe um auxílio temporário ou permanente do INSS precisa ficar atento a data de perícia (caso seja necessária), pois se o cidadão não comparecer ele pode inclusive ter o benefício suspenso ou cancelado. Na matéria de hoje falaremos sobre o endereço de todas as agências da previdência e também o procedimento para efetuar o agendamento pela internet, pois a maioria deles exige.

Endereço das Agências

Pela internet você pode localizar de maneira bem fácil uma agência próxima a você. Acesse o Localizador de Agências do INSS informe o seu CEP (Código de Endereçamento Postal) ou então a sua cidade. Após informar clique em “Consultar” na página seguinte será listado todos os endereços das agências do INSS na sua cidade, a página também apresenta o horário de funcionamento, e telefone ou e-mail de contato.

Agendamento INSS

Se você precisar agendar uma perícia, revisão de benefício, solicitação de aposentadoria, auxílio-doença, acidente, reclusão, pensão por morte, salário maternidade ou qualquer outro benefício previdenciário, deverá fazer o agendamento prévio pela internet ou através do telefone. Tal procedimento é necessário para agilizar o seu atendimento nas agências e garantir mais qualidade nos serviços públicos.

Agendamento pela internet

Para fazer o agendamento pela internet é muito fácil, basta acessar o SISAGE (Sistema de Agendamento) da Previdência Social, que funciona através do Portal Dataprev. Na página do link anterior selecione “agendamento” e siga as instruções na tela. É necessário preencher o formulário de agendamento com alguns dados pessoais para que seja marcado a perícia ou atendimento (conforme o caso). Ao término do agendamento será gerado o comprovante com a data, horário e agência escolhida por você no momento do preenchimento pela internet. Caso encontre dificuldades em fazer a marcação pela internet, por favor entre em contato pelo telefone.

Agendamento via Telefone

Você pode ainda marcar o seu atendimento no INSS através do telefone 135 (Disque Previdência). Para agilizar o atendimento é importante que você tenha em mãos os seus documentos pessoais, número do benefício (caso já esteja recebendo), NIT/PIS ou PASEP.

Cancelamento de agendamento

Caso não possa comparecer na data agendada você deve fazer o cancelamento via telefone 135 ou então solicitar a alteração de data. Esse procedimento é importante para que a sua vaga seja disponibilizada para outra pessoa.