america-do-sulDevido a um acordo entre países do Mercosul e América do Sul é possível viajar usando apenas o RG (Registro Geral) e também sem a necessidade de visto para entrar no país, em vários países vizinhos ao nosso, são eles: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Venezuela, Equador, e Paraguai, nesses oito países você pode entrar no país utilizando-se apenas do seu RG, não é necessário solicitar visto. Mas tem alguns detalhes importantes que precisam ser ditos antes de você viajar, são detalhes muito importantes para a identificação naquele país.
Então só para concluir, os países: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Venezuela, Equador, e Paraguai, não exigem visto para brasileiros e permitem viajar sem o passaporte apenas com o RG. Já o restante dos países da América do Sul, são eles: Peru, Suriname, Guiana (Inglesa), Guiana Francesa, Ilhas Falklands (Ilhas Malvinas), Colômbia, para esses países não é necessário tirar visto, porém é requerido o passaporte.

Detalhes Importantes

É necessário que a foto do seu RG esteja facilmente reconhecível, se o seu RG tiver mais de dez anos contados a partir da data de emissão, também não é válido. O Brasileiro não está muito habituado a atualizar a foto do RG com regularidade como é comum em outros países, aqui no Brasil as pessoas estão acostumadas a andar com a carteira de habilitação (CNH), nesses países informados ela não é válida como documento de identificação, apenas o RG com menos de dez anos de emissão e com foto reconhecível. É um dos cuidados tomados por esses países para que ninguém entre no país com documento de terceiros, ainda mais por conta de que alguns países fazem fronteira com o Brasil. Muita gente sem saber disso, tenta entrar no país com foto de criança ou de muito tempo atrás, é um fato estranho mais que costuma acontecer muito, as próprias companhias aéreas que fazem vôos do Brasil para esses países estão orientadas a não autorizar passageiros com RG em mau estado de conservação ou com foto que impossibilite o reconhecimento.

E o Passaporte

Mesmo o passaporte não sendo necessário, se puder tire o documento, pois com os carimbos do país (isso se você for de avião), em que esteve mesmo que da América do Sul, fica bem mais fácil conseguir um Visto futuramente, principalmente para a Europa, Estados Unidos ou outros países que costumam dificultar o visto para brasileiros. Mas agora você já sabe que o documento é opcional. Para tirar um passaporte é necessário pagar uma taxa de R$156,07.

O Brasil trabalha a política de reciprocidade ou seja, nos países em que os Brasileiros podem viajar sem a exigência de visto também é permitido que os estrangeiros desses países viagem até o Brasil sem a necessidade de emissão de visto. Futuramente outros países também estão interessados em fazer esse acordo com o Brasil, recentemente os Estados Unidos anunciou o interesse em fazer tal acordo com o Brasil, visto que a Copa do Mundo de 2014 vai ser no Brasil, vamos aguardar para ver se isso irá acontecer mesmo, atualmente os brasileiros tem encontrado muito dificuldade em conseguir o visto americano, com a mudança deve aumentar bastante o número de turistas brasileiros nos Estados Unidos, vamos aguardar…