Detran SPHoje vamos abordar Como fazer uma Baliza, que é uma das fazes da prova prática do Detran, se o aluno não passar na Prova Prática de Baliza ele não segue para a prova do percurso, ele já é reprova na hora, para sanar esta dificuldade resolvemos elaborar um tutorial de como fazer uma baliza, não se trata de uma tarefa difícil só exige atenção e técnica. Normalmente na Prova da Baliza do Detran ficam dois examinadores olhando você fazer a baliza.
A Prova Prática da Baliza do Detran não é difícil, se o aluno treina ela acaba conseguindo realiza-la sem problemas, neste tutorial foi utilizado uma técnica ensinada por algumas autoescola do Estado de SP, existem várias técnicas utilizadas para fazer a baliza, aqui foi utilizado a técnica que consideramos a mais fácil. O problema na hora da prova é o nervosismo que acaba se formando no momento, o clima também costuma ser muito tenso, pois você fica vendo a todo instante as pessoas reprovando, não entre no clima de tensão da prova, fique calmo, faça como você fazia nas aulas.

Como entrar na baliza

Primeiramente regule retrovisores, espelhos, bancos e coloque o cinto, nunca é demais lembrar.

Dê a Seta

  • Pare o carro ao lado da vaga, de maneira a deixar a parte da frente da baliza alinhado ao centro do vidro lateral traseiro do passageiro do lado direito. No caso da Baliza do DETRAN é só ver o balizador da frente alinhado ao centro do vidro traseiro do passageiro direito. Não esqueça de deixar o volante alinhado, pois se as rodas ficarem tortas a baliza não ficara certa.
  • Engate a ré e vire todo o volante para o lado da vaga (mais comuns baliza do lado direito, mas alguns estados é feita também a baliza do lado esquerdo) No caso aqui eu vou usar o exemplo mais comum que é baliza do lado direito, então vire o volante todo para direita.
  • Faça a Ré até o balizador sumir do retrovisor (ou seja, a traseira do carro entrar na vaga, cuidado com a Guia) o pneu do lado da vaga direito deve ficar a uns 20 cm da guia se não a roda pode bater na guia.
  • Vire o volante completamente para o lado contrário ao da vaga, no caso aqui no exemplo vamos virar o volante todo para esquerda.
  • Faça a Ré novamente olhe para o retrovisor do lado do passageiro e alinhe o carro a vaga ( Deixe o veículo alinhado)
  • Agora devemos virar o volante duas vezes para o lado da vaga (no caso do exemplo no lado direito) engate a primeira marcha e vá um pouco para frente para alinhar-se a vaga ( só um pouco não precisa ser muito, tome cuidado com o balizador) isso serve para deixar um espaço para o veículo de trás poder sair com segurança da vaga.

Como sair da Baliza

Não se esqueça da Seta!

  • Se você fez tudo certinho como descrito acima o veiculo vai estar alinhado, então engate a ré e vá um pouco para trás, olhe para o balizador, cuidado para não bater, não precisa chegar muito perto dele é só para você poder sair da vaga sem bater no balizador da frente.
  • Vire o volante todo para a esquerda (lado que você vai sair da vaga) saia até frente sair, no caso o lado do para-brisa do lado do passageiro chegar no balizador da frente.
  • Para não pegar contramão de direção e não perder dois pontos vire o volante 2 voltas e Meia para a direita (aí você não pega contramão de direção e evita perder dois pontos)
  • Termine de Sair, pronto baliza executada com sucesso!

Dicas e Truques Importantes na hora da Baliza:

Lembre-se da Seta se ela desligar, ligue-a novamente, evite perder pontos por bobagem.

Confira se a ré está engatada corretamente, isso evita do carro fazer aquele barulho que a ré não entrou, evite perder pontos.

Olhe para fora do veículo, deixe o examinador perceber que você está olhando, mesmo que você tenha certeza que não tenha nada vindo, demonstre que você está atento.

Espero ter ajudado, tentei escrever de maneira mais clara e simples possível,  caso tenha alguma parte  que não estejam entendendo por favor nos avise, é complicado tentar ensinar a Realizar a Baliza só no teórico, mais essas dicas são úteis para quem tem dificuldade em guardar os movimentos. Existem Autoescolas que utilizam técnicas diferentes, mas o conceito são basicamente os mesmos, mudando apenas a maneira de ensinar.

E você tem dificuldade em qual parte na hora de fazer a baliza?

Estas dicas foram úteis? Depois volte e nos conte como se saiu nos testes práticos.

BOA SORTE