Ao terminar o Ensino Médio a próxima conquista de vida é um Curso Superior. Para muitos cursos superiores é possível escolher duas modalidades são elas: Bacharelado e Licenciatura, algumas Universidades oferecem as duas modalidades juntas. Pouca gente sabe diferenciar as duas, vamos entender melhor como funciona cada uma delas para você entender qual a sua real necessidade, ambos os cursos tem seu peso no mercado de trabalho. Os cursos de licenciatura costumam ser mais em conta do que os de Bacharelado, entenda o porque disso. Tanto os cursos de licenciatura quanto bacharelado são cursos de nível superior, a ainda o curso de tecnólogo que é de menor duração (em média dois anos) que também são considerados cursos superiores.

O que é curso de Bacharelado

Um Bacharel é um profissional formado em um conhecimento específico que está apto a executar suas atividades no mercado de trabalho, não estando apto a transmitir seu conhecimento apenas para o desempenho de suas funções. Um exemplo: Um profissional formado em Bacharel de Educação Física pode trabalhar em academias, empresas, etc, porém se ele não estiver licenciatura não poderá dar aulas no ensino regular.

O que é Licenciatura

A Licenciatura permite dar aulas no ensino regular. Como exemplo um Profissional de Educação Física formado em licenciatura poderá dar aulas no ensino regular.
Infelizmente poucos profissionais querem trabalhar dando aulas, isso porque o salário dos professores está muito defasado, com isso poucos profissionais se interessam em dar aulas. Mas a formação é importante e se a sua vontade for mesmo o caminho da licenciatura basta que você se especialize bastante que poderá ter um salário regular como professor, a gente sempre acredita que o ensino um dia irá se tornar prioridade em nosso país.

Agora que você já entendeu a diferença principal entre o Bacharelado e a Licenciatura poderá decidir melhor qual curso é ideal para você. Os cursos de licenciatura são mais baratos pois o Governo oferece alguns incentivos, poucos mais oferece. Se possível faça um curso de Bacharelado e Licenciatura juntos, e não deixe de estudar e se especializar para isso estão disponíveis no mercado os cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, quanto mais especializado maior é a valorização do profissional e maior é seu salário, o importante é fazer com amor aquilo que você gosta.