O Banco Central do Brasil tem a responsabilidade de regular, fiscalizar e supervisionar os bancos conveniados a tal órgão. Por isso se você tem alguma denuncia de irregularidade que algum banco está cometendo e já registrou a sua reclamação junto ao Banco porém não obteve resultado satisfatório, poderá registrar uma reclamação diretamente ao Banco Central que a sua reclamação será avaliada e acompanhada pelo mesmo e junto ao banco reclamado, que deverá apresentar um parecer sobre a sua queixa ou reclamação. Você pode reclamar sobre vários motivos, entre eles os mais comuns: Atendimento Bancário, Tarifas cobradas, empréstimos e financiamento entre outros, se você acredita que o banco está cometendo alguma irregularidade denuncie ao Banco Central.

 

Registro de Reclamação no Banco Central do Brasil – BCB

Sua reclamação pode ser feita aqui pela internet, através do site do próprio Banco Central, você deverá primeiramente selecionar uma das categorias de reclamações de serviços, sendo elas: Tarifas bancárias, atendimento bancário, CCF, Conta Salário, Empréstimos ou Financiamentos, Consórcio, entre outras. Clique em “Registre sua demanda” na parte inferior da página do site do Banco Central, feito isso você deverá inserir o seu CPF e registrar a sua reclamação através do preenchimento das informações e do formulário do próprio site do BCB.

Se preferir você pode registrar a sua reclamação ou denúncia pelo telefone é só ligar para o 0800.979.2345 ou 0800.642.2345 para deficientes auditivos ou de fala. Sua reclamação será registrada e protocolada pelo Banco Central que acompanhará o desenrolar do problema juntamente com o reclamante. O Banco Reclamado tem um prazo estipulado pelo próprio Banco Central de acordo com a reclamação para entrar em contato com o cliente e apresentar um posicionamento sobre a queixa do mesmo.

Reclamar ao Banco Central pode ser a última solução quando você já registrou a sua reclamação junto a ele, seja por SAC ou Ouvidoria, mas não obteve uma solução satisfatória ou se sinta prejudicado pela mesma. Quando uma reclamação é feita ao Banco Central normalmente o consumidor já passou muita quentura de cabeça tentando resolver um problema junto ao banco. Se mesmo com a reclamação feita ao Banco Central o consumidor não se sentir confortável com a resposta do banco ele poderá entrar com uma ação junto ao banco por danos morais, anexando os protocolos e a reclamação feita ao BCB.