A Pesca é uma importante atividade artesanal e que é muito importante para a população, pois os pescadores são fornecedores de alimento e muitos deles tem a renda da pescaria como sustento da família. Quando os peixes estão na época de reprodução chamada de “Defeso” ou também conhecida “Piracemanesse período a pesca não é permitida inclusive é considerado crime ambiental. Imagine para quem usa a pesca para o sustento da família nessas épocas, como iram sobreviver? O Governo criou um benefício chamado de Bolsa Pesca que é um seguro desemprego para os pescadores nos períodos em que a Pesca é proibida, é pago mensalmente durante o Defeso o valor de um salário mínimo ao pescador. O Benefício do governo é pago por meio da Caixa Econômica Federal, se você é pescador profissional ou conhece algum que é saiba como requerer ao benefício durante a piracema.

Como solicitar

Para solicitar é estar credenciado na Secretária Especial de Aquicultura e Pesca e apresentar atestado de pescador artesanal e exercício de função. O formulário para cadastro pode ser obtido nas Delegacias Regional do Trabalho, Entidades credenciadas ao Ministério do Trabalho. Informações sobre o endereço dessas diligencias podem ser obtidos na Prefeitura do seu município. Após 30 dias a primeira parcela já estará disponível e corresponderá a o valor de um salário mínimo vigente, o valor será pago todo mês até o fim do período da piracema.

O Bolsa Pesca ou Seguro Desemprego do Pescador já foi alvo de muitas denúncias de fraude, isso porque muitos do que estavam recebendo o benefício eram apenas pescadores amadores e não tinham a pesca como profissão. Por conta disso o governo aumentou a fiscalização para concessão desse benefício.

Não há como negar que a Bolsa Pesca é importante para o pescador profissional pois como acontece com os agricultores no período de estiagem tem que ter um meio de renda durante esse período. O Seguro Desemprego é um benefício fundamental para os pescadores pois garante o sustento de sua família durante o período em que não é permitido pescar.