cadastro-unicoO Cadastro Único é um cadastro feito pelo Governo Federal que funciona para as três esferas do Governo: Municipal, Federal ou Estadual elas podem incluir os cidadãos cadastrados no Cadastro Único em programa sociais do Município,  Estado ou do Governo Federal. Para receber Bolsa Família, Bolsa Aluguel ou qualquer outro programa social seja de qualquer órgão é necessário que o cidadão tenha o cadastro. Hoje vamos falar sobre como se cadastrar nele para que você possa solicitar benefícios sociais do governo. Todas as famílias de baixa renda e que necessitam ou desejam receber auxilio de qualquer programa social deverão se cadastrar no Cadastro Único, confira como fazer o seu cadastro.

Cadastro Único como fazer

Para se cadastrar no Cadastro Único é necessário comparecer ao departamento de assistência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome no seu município. Consulte aqui os endereços, o CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) faz o cadastramento no Cadastro Único. Se você ainda não possui faça já o seu, é rápido e você poderá solicitar o Bolsa Família ou qualquer outro benefício do Governo, quem não possui o cadastro não pode receber esses benefícios.

podem se cadastrar no Cadastro Único quem tem renda de até três salários mínimos, ou então a renda per capita é de meio salário mínimo. Para calcular a renda por pessoa é só somar todas as renda da família e dividir pelo número de pessoas que moram na casa, incluindo crianças, se o valor for inferior a meio salário mínimo você poderá fazer o cadastro único e com isso poderá contar com o auxílio de programas sociais do Município, Governo Estadual e do Governo Federal.

Quem é cadastrado no Cadastro Único e receber benefícios de programas sociais com regularidade é acompanhado por assistêntes sociais para avaliar se as famílias estão dentro dos critérios do programa. Também são realizados mutirões de inscrições no Cadastro Único.

Para fazer o Cadastro Único é necessário RG, CPF, Carteira de Trabalho de todos as pessoas maiores de 16 anos da família, título de eleitor dos maiores de 18 anos. Certidão de Nascimento e Carteira de Vacinação das crianças e declaração de escolaridade das crianças em idade escolar.

O Cadastro Único é importante para o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome), com ele é possível apontar quais são as famílias que mais necessitam de auxilio do governo e de programas sociais, com isso é possível dar uma vida mais digna a essas famílias.