ciee-logoO CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) é uma empresa sem fins lucrativos cujo objetivo é oferecer aos estudantes do ensino médio, técnico ou superior oportunidades de estágios ou programas de aprendizagens que coloquem na prática aquilo que o estudante aprendeu, dando início ao mercado de trabalho. A maioria dos estudantes acaba conseguindo um emprego justamente por conta de estágios, a carga horária é inferior a de um emprego convencional, portanto não interfere no ambiente de aprendizagem do aluno, pelo contrário, ele adquire conhecimento através de atividades práticas supervisionadas pela empresa de estágio ou aprendizagem. O CIEE recomenda que o cadastro de currículos seja feito através da internet, veja abaixo como cadastrar o seu.

Como cadastrar currículo no CIEE pela internet

Para cadastrar seu currículo é necessário acessar o site do CIEE, posteriormente você verá uma página com várias opções de cadastro para empresas, professores, escolas, etc, você deve selecionar a opção “Cadastro de Estudante” conforme ilustra a imagem abaixo de exemplo:

Posteriormente irá abrir um mapa onde você deverá informar o estado que reside, essa opção é necessária para que o cadastro seja efetuado no CIEE regional ou então no banco de dados nacional, feito isso selecione novamente a opção “Estudante”, informe seu RG e CPF próprio (não são aceitos CPF de terceiros para cadastro), depois você deverá preencher um longo questionário sobre sua situação escolar, informações de contato, experiência caso você já tenha, cursos, etc.

Lembrando que o CIEE não exige experiência, pois entende-se que o estágio na maioria dos casos é o primeiro contato com o mercado de trabalho, sendo assim a maioria que faz o cadastro no site nunca trabalhou, e portanto quer uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho, mas que seja compatível com a jornada de estudos.

Oportunidade para quem nunca trabalhou

Milhares de estudantes já conseguiram entrar no mercado de trabalho por meio do CIEE, uma das mais reconhecidas instituições de estágio e programas de aprendizagem do país. As maiores empresas possuem parceria com o CIEE para a contratação de aprendizes ou estagiários para trabalhar. Em muitas cidades o CIEE possui sede própria na qual as empresas podem ainda realizar testes ou entrevistas com o candidato, já nas regiões que não possuem sede própria a entrevista deve ser feita diretamente na empresa, no entanto todas as informações serão disponibilizadas na plataforma web e também através do telefone.

O CIEE possui parceria com bancos, operadoras de telefonia, shoppings, lojas, empresas, órgãos públicos, etc. O estudante não paga nada para cadastrar seu currículo, pois todo o processo é grátis. Ao se cadastrar o usuário poderá visualizar as vagas disponíveis em sua cidade e efetuar a candidatura de acordo com o seu interesse. Cadastre-se e boa sorte!