Carteira de TrabalhoQuem está procurando um emprego pode contar com uma ferramenta oferecida gratuitamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), trata-se do Sistema Nacional de Empregos (SINE) ele é adotado pela maioria das agências públicas de emprego como: Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) dentre outros. Ele é amplamente utilizado por empresas de intermediação de mão de obra pois é gratuito e oferece em uma única plataforma vagas de emprego em todo o Brasil, bem como o acesso a currículo de trabalhadores de todas as regiões. Todos os meses milhares de oportunidades são abertas em todo o país, para que o trabalhador concorra a essas vagas de emprego ele precisa efetuar um cadastro gratuito por meio da internet.

Envio de currículo

O interessado deve acessar o site maisemprego.mte.gov.br e na opção “Trabalhador” escolher “Vagas de Emprego”, depois é só efetuar o cadastro por meio da opção “Deseja cadastrar trabalhador?”, preencha o formulário com seus dados profissionais e de contato. Para o registro pela internet será solicitado que você informe o número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), e o NIT/PIS ou Pasep, se você não tiver essas informações será preciso comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

O registro de currículo pode ser feito a partir dos 14 anos de idade, sendo que há várias oportunidades para programas de estágios, jovem aprendizes, aprendiz legal, etc. Muitas delas são através de parcerias ou por determinação legal, já que a maioria das empresas precisa ter uma porcentagem de funcionários aprendizes.

Após o cadastro de seu currículo pela internet ele ficará a disposição das empresas que anunciam vagas de emprego. Você também terá acesso a todas as vagas que estão sendo disponibilizadas no seu município (poderá fazer pesquisas). O mercado tem dado bastante oportunidade de emprego para todos os níveis de escolaridade, inclusive algumas empresas não estão exigindo experiência na área, devido a escassez de funcionários em alguns setores como: comércio, construção civil, etc. Cadastre seu currículo hoje mesmo no MTE Mais Empregos e boa sorte!