SINE – Sistema Nacional de Empregos

18 de novembro de 2013

MTE logoO Sistema Nacional de Empregos (SINE) é um dos melhores maios gratuitos para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho, visto que ele é amplamente utilizado pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de todo o país. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é um dos utilizadores desse sistema, que funciona por meio do MTE Mais Empregos, um portal gratuito destinado a intermediação de vagas, nele as empresas podem disponibilizar vagas de emprego e consultar o currículo de trabalhadores de todo o país. Já os trabalhadores podem ter acesso as vagas disponíveis de acordo com o seu interesse.

Na internet existem vários sites para cadastro de currículos, porém o SINE é oferecido diretamente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o sistema é atualizado com regularidade pois a cada instante surgem novas oportunidades de trabalho em todo o país. O melhor é que são vagas de emprego para diversos cargos e níveis de escolaridade.

O Cadastro

Para cadastrar seu currículo acesse o site do MTE Mais Empregos selecione a opção trabalhador, seguido de vagas de emprego, a partir daí se já tiver usado o serviço anteriormente basta usar a senha cadastrada, caso contrário realize gratuitamente seu cadastro. No momento do preenchimento do formulário o trabalhador precisará informar o número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) pois tal documento é obrigatório e já pode ser emitido a partir dos 14 anos, que é a idade mínima para cadastrar currículos nos postos de atendimento ao trabalhador para oportunidades de estágios e programas de aprendizagem.

As oportunidades de emprego disponibilizadas pelo SINE (Sistema Nacional de Empregos) são para todo o país, visto que quase todos os Postos de Atendimento Público ao Trabalhador, e agências governamentais de intermediação de mão de obra utilizam do sistema para o cadastro e disponibilização de vagas, pois trata-se de uma ferramenta gratuita, acessível tanto através dos postos de atendimento, quanto pela internet.

Se você ainda não tiver carteira de trabalho, procure um Posto de Atendimento ao Trabalhador, Poupatempo (São Paulo), Rio Poupa Tempo (Rio de Janeiro), Postos do SINE, CAT, etc. Para fazer o documento basta apresentar RG, CPF e duas fotos 3×4, o cadastro é gratuito e o documento normalmente fica pronto na hora, já que ele é apenas preenchido. A solicitação da carteira de trabalho pode ser realizada a parir dos 14 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado