Cadastro e Consulta de NIT do INSS

29 de setembro de 2012

O NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) é um número que identifica o trabalhador na previdência social. Através do NIT que é formado pelos documentos PIS ou Pasep, ou através da inscrição individual do próprio trabalhador, ele tem acesso aos serviços da Previdência Social, como aposentadoria, auxilio doença, pensão, salário maternidade,  ou programas assistênciais. Quem nunca trabalhou também pode se cadastrar no NIT e assim contribuir para o INSS de forma individual, sem o NIT não é possível contribuir com o INSS, na matéria de hoje tiraremos as principais dúvidas que chegam diariamente até nós, como: como solicitar o NIT e também como descobrir o número do NIT, pois muita gente acaba perdendo o número ou já tem cadastro mas não se recorda do número, explicaremos esses dois procedimentos na matéria de hoje.

Como se cadastrar no NIT

Se você ainda não tem NIT cadastre-se aqui, é só preencher o formulário do Dataprev com todos os dados solicitados, nome completo, data de nascimento, nome da mãe completo, CPF, etc não é necessário preencher todos eles,apenas dados suficientes para a confirmação.
Após o preenchimento deve ser gerado um número do NIT para que você possa contribuir com o GPS (Guia Previdência Social), mas conhecido como carnê do Inss. Caso você já tenha cadastro o número será lembrado na tela, pois não é possível cadastrar mais de um NIT.

Como consultar o NIT

Para consultar o seu NIT acesse aqui, é necessário preencher o mesmo formulário para quem irá se cadastrar no NIT, se todas as informações estiverem corretas, o sistema lhe informará que você já tem um cadastro no NIT e será lhe informado o seu número. Caso alguma informação esteja incorreta não será informado o número e você deverá procurar diretamente uma agêncio do INSS ou entrar em contato com a Previdência Social através do telefone 135.