nota-fiscal-paulistaO programa Nota Fiscal Paulista foi criado pela Secretária da Fazenda do Governo do Estado de São Paulo para estimular a emissão de notas fiscais diminuindo assim a sonegação de impostos. Ele funciona da seguinte maneira: o consumidor pede a inclusão do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) em troca ele recebe de volta até 30% do imposto pago (varia conforme produto) e também participa de sorteios mensais pela loteria federal com prêmios que podem chegar a R$ 1 milhão. Os valores acumulados podem ser transferidos para a sua conta corrente ou poupança, ou ainda serem utilizados para abatimento no valor do IPVA (Imposto sobre propriedade de veículos automotores). Se você ainda não está cadastrado no programa, basta informar o CPF no momento da compra e posteriormente fazer um cadastro pela internet para visualizar os créditos acumulados.

CADASTRO NOTA FISCAL PAULISTA

Para fazer o cadastro é muito simples, basta que o consumidor acesse o site www.nfp.fazenda.sp.gov.br que é um site destinado exclusivamente ao programa. É necessário preencher um formulário com seus dados pessoais, é muito importante que você preencha atentamente todas as informações, pois qualquer incoerência nos dados apresentados poderá resultar no bloqueio do seu cadastro. Se a senha para cadastro for bloqueada pela internet será necessário preencher e assinar um formulário para desbloqueio nos Postos de Atendimento da Secretária da Fazenda ou então fazer o envio por correios.

CONSULTA DE EXTRATO DO NOTA FISCAL PAULISTA

A Consulta de Saldo e visualização do extrato do NFP está disponível também através da internet, após se cadastrar seguindo o procedimento acima, você deverá fazer login no site utilizando o CPF ou CNPJ + a senha cadastrada. Será apresentado na tela todas as transações em cada semestre, se você nunca realizou nenhum saque, então não poderá visualizar os valores das notas, será necessário efetuar o primeiro saque para que exista a confirmação da conta para que a função seja liberado.

Perguntas Frequentes

Não tenho conta bancária, posso fazer a transferência dos créditos para conta de um parente? Não, a transferência dos valores acumulados por medida de segurança só pode ser feita para a conta do titular do CPF ou CNPJ, recomendamos que faça a abertura de uma conta corrente ou poupança em qualquer banco para que o dinheiro possa ser repassado a você. Se preferir utilize a opção de desconto no IPVA.

Por que não consigo ver os valores acumulados no Nota Fiscal Paulista? Se após visualizar seu cadastro você conseguir visualizar o número das notas mas não for apresentado valor, então será necessário acumular o valor mínimo para então fazer uma transferência. A partir do êxito na transferência bancária sua conta no programa NFP é confirmada e todas as funções são desbloqueadas, inclusive a visualização de notas e valores pelo site.

Por que algumas notas não geram créditos ou apresentam valores muito baixo? O Nota Fiscal Paulista te devolve até 30% do imposto que for pago, o que acontece é que a forma de tributação de cada produto é diferente, por exemplo: compras no setor de vestuário tendem a gerar mais crédito pois o valor do imposto é maior. Já alguns produtos não geram crédito pois a forma de tributação da loja é diferente, por exemplo: produtos que já tenham sido tributados no fornecedor não geram crédito pois a forma de tributação é diferente.

Quanto tempo demora para os valores aparecerem na minha conta no NFP? Os créditos demoram um pouco para ser liberados, isso porque eles são apurados no semestre seguinte. Além disso o estabelecimento tem um prazo legal para informar a nota a Secretária da Fazenda.