mte-mais-empregosO Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) possui um portal na internet que auxilia na busca de empregos, estágios e programas de aprendizagens, trata-se do Portal Mais Empregos do Governo Federal, o mesmo disponibiliza vagas em todo o Brasil, as mesmas que são disponibilizadas em agências públicas de emprego como PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), CPAT, entre outras, as agências físicas estão espalhadas por todo o Brasil. O serviço faz parte do SINE (Sistema Nacional de Emprego) e também ao CAGED e CBO. Abaixo você confere como se cadastrar seu currículo pela internet.

Como cadastrar currículo no SINE

Podem fazer o cadastro pela internet apenas maiores de 14 anos e que estejam em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, são milhares de vagas disponíveis em todo o país. Para fazer o cadastramento de currículo no SINE basta acessar o Portal Mais Empregos. Você deverá clicar em “Vagas de Emprego” na seção trabalhador como ilustra a imagem abaixo:

Depois abrirá uma janela para fazer login, se este for seu primeiro acesso basta selecionar a opção “Deseja cadastrar Trabalhador?”, se você já for cadastrado basta inserir seu login e senha de acesso conforme mostra a imagem indicada abaixo:

Na página seguinte será aberto um formulário onde você deverá preencher seus dados pessoais e profissionais como: PIS, PASEP, NIT ou NIS, CPF, RG, número da carteira de trabalho, nome, e-mail, data de nascimento e posteriormente suas informações profissionais (qualificações, experiências, cursos, qualidades, tipo de emprego que procura, cidade, etc).

Como cadastrar vaga de emprego

Se você é empregador poderá cadastrar gratuitamente vagas de emprego pelo sistema do Portal MTE Mais Empregos, para isso você deve acessar o site maisempregos.mte.gov.br, em seguida deverá clicar na opção “Disponibilizar Vagas de Emprego” na opção “Empregador”, veja um exemplo na imagem abaixo:

Na página seguinte abrirá uma janela de login, se este for seu primeiro acesso ao sistema, cadastre-se gratuitamente clicando na opção “Deseja Cadastrar Empregador?” conforme exemplifica a imagem abaixo:

No próximo passo será apresentado um formulário de cadastro, você pode cadastrar utilizando o CNPJ da Empresa, CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CEI. Posteriormente é só concluir o cadastro com suas informações pessoais e vagas disponibilizadas.

SINE

O SINE (Sistema Nacional de Emprego) foi criado por um decreto em 1975, atualmente ele além de intermediar a Mão-de-Obra, ele também auxilia no recebimento do seguro desemprego e também apoia programas de geração de emprego e renda. Além do portal na internet o Ministério do Trabalho possui milhares de postos de atendimento espalhados por todo o Brasil. Se você está a procura de uma oportunidade de trabalho, não deixe de efetuar o cadastro também no MTE Mais Empregos, pois ele é a principal fonte de contratação das empresas em todo o Brasil, pois é gratuito e do próprio Ministério do Trabalho e Emprego.

Endereço dos Postos de Atendimento

Acesse aqui e confira os postos de atendimento do SINE em todo o Brasil, basta clicar sobre o seu estado e em seguida selecionar o município que deseja encontrar uma oportunidade de trabalho. O melhor de tudo é que tanto o cadastro de currículos quanto de vagas de emprego são gratuitos.