mei-cancelamentoO MEI – Micro Empreendedor Individual foi criado para acabar com a informalidade, através dele as pessoas que tem um negócio próprio ou trabalhar na condição de autônomo ou por conta própria, podem se formalizar pagando pouco por mês e ainda por cima ficar segurado junto ao INSS. Antes a abertura era feita pela internet porem para cancelar era uma burocracia muito grande, agora o cancelamento do MEI poderá ser realizado também pela internet, nada mais justo não é mesmo? Hoje vamos explicar justamente isso, como você pode realizar a baixa pelo site da maneira correta.

Como dar Baixa no MEI – Solicitação de Cancelamento pela internet

É necessário informar o número do CNPJ que você deseja dar Baixa, o CPF e o código de Acesso do Simples Nacional (Para emitir o código acesse aqui) depois de informado clique em “Prosseguir”

Será apresentado uma tela conforme mostra a imagem abaixo:

  • Selecione o campo confirmando a Baixa do MEI
  • Clique em “Continuar

Na próxima tela serão apresentados a confirmação de baixa e você deve confirmar novamente para que seja realizada a Baixa Definitiva do seu CNPJ MEI.

Após confirmada a Baixa será emitido o CCMEI (Certificado da Condição de Empreendedor Individual), imprima e guarde-o no seu computador.

Pronto! Seu MEI já foi baixado e seu CNPJ está cancelado.

Se você quiser ter ainda mais certeza que a Baixa do MEI foi realizada pode acessar o site da Receita Federal e emitir o comprovante de inscrição e situação cadastral de CNPJ (Emita aqui)

DASN SIMEI de Extinção

Após a Baixa é obrigatório que você preencha DASN, entregue aqui, o preenchimento é feito pela internet você deve preencher atentamente durante todo o período em que o MEI permaneceu ativo.

PGMEI – Carnê de Pagamento DAS
Todas as contribuições do MEI devem estar quitadas. Caso você tenha deixado de pagar algum mês, acesse aqui e emita o pagamento das contribuições que estão faltando, isto é importante para evitar que você tenha problemas futuros com a Receita Federal ou Dívida Ativa.

O MEI pode ser aberto e agora também pode ser cancelado através da internet de forma fácil e sem burocracia. Antes uma das maiores críticas era com relação ao cancelamento que tinha que ser realizado pessoalmente na Receita Federal, Secretária da Fazenda, INSS, Prefeitura, etc. Agora você pode fazer tudo através da internet.