Conta Corrente ConjuntaMuitas pessoas tem optado pela abertura de Conta Conjunta em um banco, principalmente os casais, mas ela pode também ser aberta entre parentes próximos e até amigos. É uma forma de economizar dinheiro com as tarifas bancárias já que normalmente a Conta Conjunta possui apenas uma tarifa e que costuma ser bem menor do que duas contas individuais. No entanto nem sempre é uma boa opção este tipo de conta já que caso aconteça algum imprevisto ou você não queira mais manter a conta em conjunto pode enfrentar um pequeno problema ou dificuldade para cancelar, principalmente se esta conta conjunta estiver deixado dívidas. Vamos falar hoje sobre os procedimentos para encerrar este tipo de conta.

Quando a conta possui mais de um titular e ambos estão em consenso quanto ao cancelamento e repartição dos valores ou dívidas este procedimento é bem mais simples de ser realizado. Agora quando existe discordância quanto a isso o encerramento pode se tornar complicado. O melhor é sentar e tentar um acordo para o encerramento.

 

Como fazer o cancelamento

O encerramento de uma conta conjunta pode se tonar burocrático dependendo do tipo e das permissões com a conta que você possui juntamente com o primeiro titular. É importante que você leia no contrato junto ao banco o procedimento para encerramento, por exemplo: alguns tipos de contas necessitam de assinatura de ambos os titulares, confira abaixo:

  • Conta Conjunta Solidária

Este tipo de conta pode ser movimentada em conjunto ou isoladamente por cada titular, ambos tem plenos poderes sobre a movimentação da conta, inclusive pode-se fazer individualmente o cancelamento e até mesmo contratar empréstimos sem a assinatura do outro titular. Caso a conta que deseja cancelar seja solidária basta dirigir-se ao banco sozinho (a) e solicitar o cancelamento da conta.

 

  • Conta Conjunta não solidária

Este tipo de conta corrente só pode ser movimentada em conjunto, ou seja, todas as transações precisam ser aprovadas por todos os titulares da conta. Para fazer o cancelamento deste tipo de conta corrente é necessário que o outro (s) titular (es) assinem o encerramento da conta.

Para fazer o cancelamento é necessário preencher e assinar um formulário padronizado que o banco fornece. Caso a conta seja solidária você pode encerrá-la sozinho, dependendo do contrato assinado junto ao banco. Agora se a modalidade não for solidária será necessária a presença de todos os titulares para que o banco possa realizar o encerramento.

 

Cancelar ou individualizar as contas?

Você pode optar por fazer o cancelamento definitivo da conta corrente conjunta ou então transformá-la em conta individual para ambos os titulares. Nesse caso será criado uma nova conta para cada parte interessada em manter o serviço com a instituição bancária.

 

E as dívidas e o saldo da conta?

É preciso entrar em um consenso sobre como será a divisão das dívidas. Caso isso não seja resolvido de forma amigável pode ser necessário a abertura de um processo judicial. Este tipo de processo é muito comum, principalmente quando envolve dívidas do casal ou saldo para dividir.

 

Cuidados na hora de encerrar:

  • Cancele todos os seguros, débito automático, ou qualquer outro serviço com débito em conta.
  • Verifique se não existem cheques que ainda não foram compensados, caso existam você deverá deixar o saldo para que sejam compensados pelo banco. Não esqueça de mencionar isso na hora do encerramento.
  • Entregue cheques e cartões que você possui para o banco e peça o comprovante de entrega deles.

Após o cancelamento guarde bem o comprovante, pois ele te protege caso futuramente você seja cobrado por qualquer valor referente a conta. Embora uma conta conjunta seja feita a partir da confiança de ambos, no encerramento nem sempre existe essa cumplicidade.