Quem tem telefone fixo certamente já recebeu algum tipo de ligação com pedido de doação. Normalmente o pedido é feito por instituições filantrópicas que utilizam do canal de comunicação para estimular os clientes das operadoras de telefonia a doarem algum valor com débito mensal na conta. O valor mais comum é de R$5,00 mas pode variar, isso porque é o cliente que escolhe no momento da aceitação da doação mensal. É importante que o consumidor saiba também como fazer o cancelamento caso ele não queira mais permanecer doando todo mês, as instituições devem realizar o cancelamento de maneira rápida e acessível, infelizmente nem sempre isso acontece, pois muitos consumidores acabam encontrando muita dificuldade para efetuar o cancelamento junto a operadora.

Hoje em dia são milhares de instituições filantrópicas que fazem esse pedido por meio de ligação, alguma delas: LBV (Legião da Boa Vontade), Fundação Pró Renal, Pró Rim, Instituto do Câncer, entre outras. Não há como negar que a doação é muito importante pois ajuda a manter e ajudar muitas pessoas que dependem dos serviços e assistências oferecidos por elas. Mas caso o doador decida fazer o cancelamento, esta atitude deverá ser sempre respeitada.

 

Como fazer a solicitação de cancelamento

Os atendentes que ligam pedindo doações são tão simpáticos que as vezes fica até difícil recusar. Certa vez acabei aceitando fazer doação para várias instituições de caridade, pois toda semana ligava alguma diferente. Ocorre que precisei fazer o cancelamento pois o valor já estava encarecendo demais a conta de telefone, eis que passo por um sufoco para fazer o cancelamento, isso porque a operadora se recusou a fazer o cancelamento, alegando que teria que fazer o cancelamento direto pelo 0800 da empresa detentora da cobrança.

 

Passo 1: Ligue no 0800 que vem informado na conta de telefone ou de luz

A primeira atitude na hora de tentar o cancelamento é solicitar direto pelo telefone da Central de Atendimento que vem informado na conta de telefone (contem também o nome da instituição). Caso o cancelamento não seja realizado ou você não consiga entrar em contato com o número, seja porque está ocupado ou inativo, parta para o segundo passo.

Passo 2: Faça a reclamação no telefone da operadora do seu telefone ou concessionária de energia na qual vem incluso o débito. Na maioria dos casos ela vai se recusar a fazer o cancelamento pois irá alegar que o cancelamento tem que ser direto com a instituição.

Passo 3: Com o protocolo da recusa do cancelamento pela operadora, entre em contato com a ANATEL (Agência Nacional de Comunicação) através do telefone 1331, que funciona de segunda a sexta das 8h às 20h. Se preferir registre pelo site www.anatel.gov.br. Se nenhum desses procedimentos funcionar a única solução é procurar o Procon da sua cidade.

Cancelamento tem que ser fácil e acessível
O consumidor não pode ser constrangido no momento do cancelamento. Assim que solicitado ele deve ser realizado. Mas com certeza você ainda irá ouvir um pouco de insistência do atendente para não fazer o cancelamento, diminuir o valor, etc. Mas se tiver quiser o cancelamento ele deve ser sempre respeitado, exija seus direitos.