carteira-com-cartoes-de-creditoOs famosos cartões de plástico tem se tornado o meio de pagamento mais utilizado pelos Brasileiros isso porque eles facilitam bastante a nossa vida. Antes sem ele não se podia comprar parcelado em muitos lugares, alguns disponibilizavam a opção de pagamento através do famoso carnê ou crediário, agora com o cartão é possível parcelar em várias vezes sem juros. Pagar com dinheiro tem a desvantagem de você ficar contando dinheiro, ver se as notas não são falsificada e também as vezes receber de troca várias moedas para guardar no bolso, com o cartão não tem isso, você paga exatamente o valor da compra incluindo os centavos não tem aquela de voltar balinha de troco. Tanta facilidade ao nosso dia-a-dia é difícil viver sem ele, para quem já está acostumado a utilizar ele é o meio de pagamento preferido. Hoje atendendo a um sugestão de um leitor iremos falar a diferença entre Cartão de Crédito e Cartão de Débito, muita gente confunde eles, hoje iremos tratar sobre isso, confira como funciona cada uma deles.

Cartão de Débito – o que é

O Cartão de Débito serve para movimentar uma Conta Corrente, Poupança, Investimento, Conjunta, etc. Quando você faz uma compra o valor é debitado automaticamente da sua conta. Ou seja para comprar com o cartão de débito você tem que ter dinheiro na conta senão ele não passa. O lado bom do cartão de débito é que você não precisa ficar andando com bastante dinheiro no bolso. Ele é aconselhável para quem tem dinheiro da conta e deseja movimentar através de um cartão. Com o cartão de débito não é possível parcelar a sua compra, pois o valor é descontado na hora.

Cartão de Crédito – Como funciona

Diferentemente do cartão de débito, o Cartão de Crédito é um dinheiro que você não tem. O Banco defini um limite ao consumidor, ele pode usar aquele produto para comprar qualquer coisa que precisar e mensalmente ele recebe uma fatura para pagar na data de vencimento escolhida. O Lado bom é que você pode parcelar em várias vezes sem juros. A maioria dos cartões oferece a opção de pagamento em até 12 vezes sem juros, alguns até oferecem prazos maiores.

Com o cartão de crédito é preciso cuidado para acabar não se endividando demais, já que você compra e paga depois, mas sabendo usar é possível tirar o máximo de proveito dele, já que você pode comprar coisas de valor alto e parcelar em várias vezes facilitando as suas conquista. Hoje em dia praticamente já não existe mais crediário, pois este meio está praticamente extinto já que cobra muito juros. Usando com responsabilidade o cartão de crédito é um grande aliado do consumidor.

 

Cartão Múltiplo

Existe também o Cartão Múltiplo que é Crédito e Débito ao mesmo tempo, ele é ligado a conta bancária, e você pode escolher a opção de pagamento no momento da compra, debitar direto da conta ou então comprar a crédito.

 

Agora quando você ouvir aquela famosa pergunta: É Crédito ou Débito? já vai saber o que responder