cartao-susO Cartão Nacional do SUS foi criado pelo Ministério da Saúde para facilitar o agendamento de consultas e também para facilitar o monitoramento dos dados, através dele é possível controlar melhor os recursos da saúde para que o governo possa avaliar e melhorar a saúde em nosso país. Para consultas e agendamento o documento tornou-se obrigatório, no entanto o atendimento emergencial nunca poderá ser negado, mesmo que você não tenha o cartão do SUS. Qualquer atendimento emergencial do SUS que seja negado por falta do documento denuncie  O Cartão do SUS é válido em todo o Brasil e deve estar sempre com o cidadão inclusive nas viagens para facilitar o atendimento caso precise de um atendimento médico ou hospitalar do SUS (Sistema Único de Saúde).

O Cartão do SUS pela Internet

O Governo estuda disponibilizar aos pacientes pela internet a emissão da segunda via do documento. O SUS disponibiliza o CADSUS WEB – Cadastro, no entanto a plataforma online só está disponível por enquanto para os profissionais da saúde. O Cadastro do SUS deverá continuar sendo feito pelos Postos de Saúde por exigir documentação para emissão, no entanto em breve deverá ser disponibilizada a segunda via pela internet para facilitar a vida dos cidadãos.

Como fazer o Cartão do SUS

Para fazer o cartão do SUS é necessário dirigir-se a qualquer posto de saúde, hospital ou postos credenciados pelo SUS para emitir o documento e levar consigo a seguinte documentação:

  • RG ou Certidão de Nascimento
  • CPF
  • Comprovante de Residência

Todos os documentos deverão ser apresentados de preferência com o original e xerox, algumas unidades de saúde tiram o xerox na hora, porém é bom levar uma cópia pois muitas não disponibilizam de equipamento para impressão ou estão com problemas. O Cartão do SUS é emitido na hora, ao recebê-lo você poderá plastificá-lo para conservar o documento, caso seja de sua preferência.

Segunda Via do Cartão do SUS

Enquanto o SUS não disponibiliza a impressão da segunda via do cartão pela internet, a emissão e solicitação da 2ª via deve continuar sendo feita nos postos de saúde, basta levar os seus documentos que a segunda via é impressa na hora pra você.