cartao-susO Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) hoje é um dos documentos mais importantes para todos os brasileiros inclusive os que não dependem do atendimento do SUS, pois muitos convênios e planos de saúde tem solicitado o número do documento para colocar no cadastro. O Cartão do SUS agiliza o atendimento nas unidades básicas de saúde, hospitais e postos de atendimento do SUS, pois com ele é possível saber todos os dados do paciente, o cartão é válido em todo o território nacional e agiliza principalmente a internação em hospitais. Se você não possui o documento é importante que faça o cadastro, afinal nunca sabemos quando vamos precisar de atendimento público de saúde, não esqueça de providenciar também o cartão de seus filhos.

 

Cartão do SUS pela internet – CADSUS

O Ministério da Saúde para facilitar a emissão do documento disponibilizou aos profissionais de saúde o sistema de Cadastramento do SUS, com ele o profissional de saúde poderá consultar cadastros, realizar cadastro e imprimir o cartão do SUS. Somente profissionais de saúde podem acessar esse novo sistema do MS (Ministério da Saúde), pois precisa informar o CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos da Saúde).

Acesse aqui o CADSUS
Como fazer o cartão do SUS

Para o cadastro no Sistema Único de Saúde e emitir o Cartão do SUS é necessário apresentar os seguintes documentos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), postos de saúde ou no departamento responsável pelo cadastro. Consulte a Secretária de Saúde do seu município para saber mais locais para fazer o cartão. Abaixo você confere os documentos necessários:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência

Como fazer pela internet
Como vimos acima para fazer o Cartão do SUS é necessário apresentar alguns documentos. No entanto algumas prefeituras tem disponibilizado o Cadastro ou Pré-Cadastro pela internet. Consulte o site da Secretária de Saúde do seu município.

O Cartão do SUS é um documento obrigatório e muito importante para todas aquelas pessoas que utilizam da saúde pública no Brasil. Embora o atendimento de emergência nunca possa ser negado pela ausencia do documento, ter o documento ajuda a agilizar o atendimento, pois facilita o acesso ao cadastro. Como já mencionamos o documento é válido em todo o território nacional, com ele você consegue passar no atendimento médico em outra cidade ou estado, caso tenha alguma emergência ou precise de uma consulta médica como por exemplo em viagens. Então providencie o documento em uma UBS ou solicite a 2ª via do cartão do SUS caso tenha perdido o mesmo.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado