A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), constrói diversas moradias populares que são Casas e Apartamentos para ajudar as famílias carentes, que pagam prestações bem inferiores ao de um aluguel, o valor pago por um imóvel da CDHU é de nó mínimo R$50,00 o programa já ajudou milhares de famílias em todo o Estado e é fruto de uma parceria do governo do estado e dos municípios. Com as parceria firmadas com a companhia, muitos municípios do estado estão conseguindo acabar com as favelas e moradias de áreas de risco com a inclusão dessas famílias no programa.

A Renda máxima para ser comtemplado por um imóvel da CDHU é de até 10 salários mínimos, o valor pode variar de acordo com cada Conjunto Habitacional também, que tem destinação por faixa de renda. A seleção dos imóveis e decisão onde cada família irá morar é feita através de um sorteio, que define a unidade habitacional de cada uma das famílias que foram comtempladas. Por oferecer a casa própria a preços bastante acessíveis (Nó mínimo R$50,00 por mês), a demanda pelos conjuntos Habitacionais da CDHU é muito grande, o mesmo ocorre com os outros programas similares, como o Minha Casa Minha Vida fase 1 por exemplo.

Para ser comtemplado por um imóvel da CDHU a família não pode ter sido beneficiado em nenhum outro programa habitacional no país, nem possuir imóvel próprio na cidade onde pretende adquirir um imóvel da CDHU e também em todo o território nacional. Os imóveis precisam ser destinados exclusivamente a moradia própria, não podendo ser alugado, comercializado ou repassado a terceiros sem a autorização prévia da CDHU.

As inscrições da CDHU por serem bastante concorridas, só acontecem quando novos empreendimentos são liberados, normalmente é dado um prazo de alguns dias para os interessados em se inscrever no programa para aquisição de alguma unidade habitacional, a divulgação é feita na mídia local, através de jornais, internet, panfletos em locais públicos. Normalmente os empreendimentos são casas ou apartamentos de dois ou três dormitórios, o Hidrômetro é Individualizado, os empreendimentos possuem acabamento, piso, azulejo no banheiro e na cozinha, e muitos contam com novas tecnologias, como sistema de aquecimento e armazenamento de energia solar. Para quem está em busca de uma moradia e não tem condições de fazer um financiamento habitacional pela rede bancária, adquirir um imóvel pode ser uma ótima saída para sair do aluguel, mas requer paciência devido a alta demanda das unidades habitacionais.