nono-digito-spA partir do dia 25 de agosto de 2013 todos os celulares do estado de São Paulo terão o nono dígito, a mudança já começou a valer nos DDD´s 11 em Julho de 2012, agora o nono dígito será implantado em todo o estado de São Paulo. A mudança irá afetar os DDD´s 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19. Com isso todos os celulares do estado de São Paulo terão 9 dígitos, a partir do dia 25 de agosto quem ligar para um celular sem incluir o 9 antes do número será informado através de uma gravação sobre a mudança porém a ligação será completada. Após o período de adaptação as ligações sem o nono dígitos deixaram de ser completadas pelas operadoras.

 

Os números de telefone fixo também irão mudar?
Não, a mudança só será feita nos celulares, pois o número de linhas móveis tem crescido bastante, com isso faz-se necessário aplicar a mudança.

Qual o benefício do Nono Dígito para os consumidores?
O nono dígito será implantando para aumentar a capacidade de número de linhas móveis, atualmente o número de combinações possíveis está atingindo uma porcentagem muita alta, para que no futuro não tenhamos problemas com a falta de novos números para comercialização está mudança precisará ser aplicada.

Quem liga de outro estado para São Paulo também precisará incluir o número 9 nos celulares?
Se a ligação for originada para o estado de São Paulo será necessário incluir o número 9 em todos os celulares.

Cidades afetadas com a mudança
Todas as cidades do estado de São Paulo terão o nono dígito nos celulares. Além do DDD11, agora o 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e o 19 também terão o nono dígito, estes DDD´s incluem todo o estado de São Paulo na mudança.

A Anatel também anunciou que a partir do dia 27 de Outubro os celulares do Rio de Janeiro com DDD 21, 22 e 24, e do Espírito Santo DDD 27 e 28 também terão o nono dígito.

Tanto para o Android quanto para o IOS já existem aplicativos para fazer a alteração automática do nono dígito na agenda dos celulares.