nono-digito-rjNo estado do Rio de Janeiro a partir do dia 27 de Outubro de 2013, todos os celulares terão 9 dígitos, será acrescentado o número 9 antes dos números de celulares, assim como já acontece no estado de São Paulo. Agora os DDD´s 21, 22 e 24 do RJ também terão o acréscimo do número 9 nas linhas móveis. A mudança é necessária para aumentar a atual capacidade de números de novas linhas de celulares.

Durante 40 dias a partir da mudança as pessoas que não incluírem o nono dígito terão a ligação completada e receberão um aviso sobre a nova regra. O aviso da mudança deixará de ser dado depois de 100 dias da mudança.

Como ficará o número do meu celular?
Por exemplo, se o seu celular DDD 21 tem o número 8912-3456 ele agora terá mais um dígito antes do número, ficando 98912-3456.

Quem liga de outros estados que não possuem o nono dígito nos celulares também terão que acrescentar o 9?
Sim, o número de todos os celulares serão alterados com a inclusão do número 9, com isso independente da ligação ser local ou interurbana, de fixo ou celular, ela precisará ser completada com o número 9 antes do atua número do telefone nos DDDs (21, 22 e 24).

Para enviar SMS também terei que incluir o número 9?
Sim, durante um período os SMS serão enviados normalmente, após 100 dias da mudança as mensagens deixarão de serem enviadas pelas operadoras.

Os números de telefone fixo também terão 9 dígitos?
Não, a mudança só vai acontecer nos celulares.

Além do Rio de Janeiro a Anatel anunciou também que o estado do Espírito Santo (DDD 27 e 28) também terá o nono dígito incluído a partir do dia 27 de Outubro.