certidao-de-batismoPara fazer um casamento em uma igreja católica é necessário que os noivos sejam batizados na igreja, para isso é preciso que eles tenham frequentado a Catequese na Igreja Católica para a realização da Crisma e Eucaristia. Hoje vamos falar como conseguir esse documento tão importante para os católicos e que a gente só lembra que um dia irá precisar dele quando vai casar ou realizar uma cerimônia na Igreja Católica. A emissão deste documento é bem simples, normalmente o padre da Igreja ou Paróquia solicita aos noivos a Certidão do Batistério ou declaração de batismo da igreja que você foi batizado (a).

 

Como tirar uma 2ª via da Certidão de Batismo Católica

O documento é fornecido após a realização da cerimônia de Batismo, o documento é importante pois comprova que você frequentou a Catequese e portanto está apto a casar na igreja católica.
Só existe uma forma de tirar a segunda via da Certidão de Batismo. Todas as igrejas e paróquias que possuem catequese e formação de batismo mantem documentos arquivados de todas as pessoas que fazem o Batistério na mesma, se um dia você precisar de uma segunda via ela poderá ser solicitada diretamente na igreja ou paróquia que você frequentou a catequese.
Algumas igrejas solicitam além da Certidão de Batismo uma declaração da Igreja ou Paróquia informado que você foi devidamente catequisado e que portanto está apto para o casamento e cerimônia na Igreja Católica.

Como casar na igreja católica sem ter feito Catequese?
Para casar é obrigatório que a pessoa tenha frequentado a Catequese, se um dos noivos ou os dois não tiver feito a mesma, seja por falta de tempo ou porque era de outra religião e agora tem interesse em Casar na Igreja Católica, basta que eles façam o Catecismo, a maioria das igrejas oferecem gratuitamente, inclusive existem turmas de preparação de curta duração justamente para quem ainda não frequentou a Catequese. Lá você irá apreender um pouco sobre a doutrina da igreja católica, conceitos, orações, pensamentos e vai receber o Batismo, Crisma e Eucaristia se for o caso. Não há limite de idade para se tornar um católico, a igreja recebe todos de braços abertos.

Se você está lendo está matéria significa que um casamento vem ai. Queremos desejar ao Casal felicidades e uma linda cerimônia de casamento na igreja católica, vocês estarão fazendo a união perante a Deus e isso com certeza irá trazer muita alegria e felicidade ao casal. E que o que Deus unir o Homem não separe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado