titulo-eleitor-certidao-quitacao-eleitoralEm algumas situações pode ser requisitado além do Título de Eleitor o comprovante que você votou nas duas últimas eleições, o grande problema é que dificilmente alguém guarda o comprovante que é entregue em cada turno da eleição, se este é o seu caso, não se preocupe pois este documento pode ser substituído pela Certidão de Quitação Eleitoral que pode ser emitida gratuitamente pela internet por qualquer cidadão. Abaixo você confere um tutorial passo a passo para emissão do Comprovante de Quitação Eleitoral. Este serviço é muito procurado principalmente pelas pessoas que estão tirando passaporte, que vão exercer cargo público, emprego com carteira assinada, entre outros. O serviço de certidão é disponibilizado pela internet pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

COMO EMITIR COMPROVANTE DE VOTAÇÃO

Passo 1

Acesse aqui o Sistema de Emissão de Certidão do TSE Na primeira página você visualizará os termos de utilização do serviço, selecione a caixa “Li os termos e desejo emitir ou validar Certidão de Quitação Eleitoral”, selecione a opção “EMISSÃO DE CERTIDÃO” no menu que aparecerá abaixo. Veja uma imagem de exemplo para facilitar o entendimento do procedimento:

Passo 2

Na página seguinte será aberto um formulário onde você deve informar o número do título de eleitor (se não souber consulte aqui pelo nome), data de nascimento, nome da mãe e do pai, e código de segurança.

Passo 3

Por último selecione emitir certidão, veja abaixo uma imagem para facilitar o processo (abaixo) ao final do processo será gerado uma certidão conforme mostra a imagem abaixo:

Esta certidão serve como comprovante que você está quite com a Justiça Eleitoral, sendo assim ela substitui o comprovante que você votou nas duas últimas eleições pois registra que não consta nenhum débito junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Perguntas Frequentes

Abaixo separamos algumas perguntas frequentes relacionadas ao assunto:

Como tirar o comprovante das duas últimas eleições?

Através do procedimento mencionado acima, a Certidão de Quitação Eleitoral substitui o ticket de votação entregue no dia da eleição, pois comprova a regularidade com o órgão.

Essa Certidão é aceita na Polícia Federal (PF) para tirar passaporte?

Sim, a Certidão de Quitação Eleitoral é um documento máximo de comprovação de regularidade com a Justiça Eleitoral, ela possui um código na qual é possível verificar a autenticidade no site do TSE a qualquer momento.

Minha certidão não foi emitida por irregularidades, o que isso significa?

Neste caso é necessário procurar um Cartório Eleitoral para regularizar a sua situação pois o seu Título de Eleitor encontra-se cancelado ou irregular, sendo necessário efetuar uma regularização pois o documento está invalidado, portanto não pode ser emitido certidão de quitação eleitoral.