O Cheque perdeu muito espaço nos últimos anos para os cartões de crédito e débito, as pessoas hoje em dia ficam meio receosas para aceitar um cheque como meio de pagamento, pois são muitos os casos de cheques sem fundo, então um pagamento com um cheque tradicional não é garantia de pagamento ao credor, mas apesar disso, muita gente ainda continua utilizando os cheques, que são aceitos hoje em dia na base da confiança e no bom histórico de compra naquele estabelecimento ou para pagamentos diversos de pessoas que você já está habituado a receber. Uma das dúvidas sobre o cheque é a respeito do cruzamento, abaixo explicaremos mais detalhes:



O que é Cheque Cruzado?

Cheque Cruzado foi criado para aumentar a segurança dos cheques. O Cruzamento são duas linhas obliquas e paralelas. Existem dois tipos de cruzamento, O Cruzamento Simples, que são apenas as duas linhas, este tipo de cheque pode ser retirado apenas pelo beneficiário pois o mesmo precisa ser depositado na Conta Corrente do beneficiário indicado, pode ser retirado no balcão se o beneficiário for cliente do mesmo Banco Agência do Emitente.

Cruzamento Especial: São duas linhas paralelas, igual a do Cruzado Simples, com o diferencial que entre essas linhas deve estar escrito o nome do Banco, este tipo de cheque garante ainda mais segurança, pois além de ter que ser depositado em uma conta corrente, ele tem que ser depositado no mesmo banco na qual foi preenchido, nesse caso o beneficiário deve indicar um banco que possua conta corrente e deseja receber o cheque, isso aumenta a segurança do beneficiário.

O Brasileiro não está mais habituado a trabalhar com cheques, mais ainda a momentos em que os cheques são necessários ou exigidos por empresas. Então agora se você receber um cheque cruzado já sabe que ele deve ser depositado diretamente na sua conta corrente, no caso de cruzado simples em qualquer banco, já no caso de cruzado especial no banco determinado no cheque. Mas lembre-se ao cruzar cheque informe sempre o beneficiário, pois senão acaba ficando inviável o cruzamento, pois qualquer nome pode ser preenchido, acaba perdendo a segurança do cheque cruzado, então lembre-se, ao Cruzar Cheques ou pagamentos acima de R$100,00 informe sempre o nome do beneficiário, para evitar problemas em caso de perda ou roubo de cheques, são atitudes simples que podem evitar problemas futuros. Muita gente acaba cruzando os cheques mais esquecendo de colocar o nome do beneficiário, ai perde todo o sentido cruzar o cheque por segurança.