Home / Finanças / Finanças Pessoais / Cheque Devolvido pelo Banco| Códigos e Motivos

Cheque Devolvido pelo Banco| Códigos e Motivos

Os Cheques se tornaram meios de pagamento inseguro, por conta dos riscos de inadimplência que eles oferecem, um cheque em mãos não significa mais ter garantia de pagamento, pois aumentou muito o número de fraudes e golpes aplicados com os famosos cheques sem fundo. Quando um cheque apresenta algum problema é gerado o código do motivo, este código do motivo é padrão, e regulamentado pelo Banco Central do Brasil, os motivos para a devolução, bloqueio ou negação do cheque podem ser diversos como: Insuficiência de Fundos, Assinatura divergente, Bloqueio Judicial, Cheque Prescrito, entre outros. Confira na imagem abaixo, os motivos de devolução de cheques com seus respectivos códigos dos cheques devolvidos na Linea:

Códigos e Motivos de Devolução de Cheques


Cheque Devolvido Motivo 11: Cheque sem Fundo na Primeira apresentação, significa que é a primeira vez que o cheque é apresentado para o banco não tendo fundo na Conta Corrente.

Cheque Devolvido Motivo 12: Cheque sem fundo na Segunda apresentação, significa que o cheque já passou pelo Banco e encontra-se novamente sem fundo, neste caso o problema para receber o respectivo valor só aumenta.

Cheque Devolvido Motivo 13: Conta Encerrado, neste caso deve-se procurar o emissor do cheque primeiramente, para solicitar um outro meio de pagamento caso possível, e nos casos mais graves ou dificuldade para pagamento deve-se encaminhar o cheque para protesto.

Cheque Devolvido Motivo 20: Cheque Assustado em virtude de Roubo, Furto ou extravio de folhas em branco.

Cheque Devolvido Motivo 21: Cheque Assustado ou Revogado, significa que o emissor do cheque assustou a folha de cheque, bloqueando o pagamento ao mesmo, neste caso deve-se procurar o emissor do cheque para verificar qual o motivo da sustação, e procurar seus direitos caso não entre em um acordo.

Cheque Devolvido motivo 22: Divergência de Assinatura do Cheque, é um meio utilizado pelo banco para a segurança do correntista, em caso de assinatura divergente pode ser que o cheque não seja do correntista.

Cheque Devolvido motivo 31: Erro Formal, sem data de emissão, ausência de assinatura ou valor por extenso, com mês numérico. Erro no preenchimento do cheque pelo emissor o que impede a compensação do cheque pela instituição bancária.

Cheque Devolvido Motivo 40: Moeda Inválida, ocorre quando o cliente por erro sita moeda diferente daquela indicada na compensação, por exemplo: preencher um cheque nacional em dólares por exemplo, ou em outra moeda não aceitada pelo banco ou conta corrente do indicado.

Cheque Devolvido Motivo 48: Cheque com valor Superior a R$100,00 emitido sem a indicação do beneficiário. Para evitar este tipo de devolução, preencher sempre o campo do beneficiário sempre antes de entrega-lo para compensação.

 

Agora de posse da informação sobre o motivo de devolução, o cidadão que receber um cheque e ter o mesmo devolvido, deverá procurar seus direitos, pois passar cheque sem fundo ou impedido de pagamento é crime e passível de indenização, pois além do atraso no recebimento os cheques que tem algum impedimento geram prejuízos aos comerciantes e prestadores de serviço, ou a aqueles cidadãos que confiam neste meio de pagamento.