O Antigo Livre que agora é Claro Fixo, inicialmente anunciou a mudança apenas de nome, agora a Claro já anunciou novidades com o Claro Fixo. A Claro começou a vender o Claro Fixo antigo Livre  com a tecnologia GSM, em algumas Cidades já está disponível o Claro Fixo GSM, o chip é vendido por apenas R$5,00. A tendência é que a Tecnologia CDMA seja substituída pela tecnologia GSM gradativamente nos próximos anos, isso porque a Tecnologia CDMA é considerada ultrapassada e não faz sentido para a CLARO trabalhar com duas tecnologias CDMA e GSM se ela pode aproveitar toda a Rede GSM dela para oferecer o Claro Fixo, mas podem ficar tranquilos pois a mudança será gradativamente, até porque a Claro precisa conseguir licença para operar o Claro Fixo GSM nas regiões, por isso que por enquanto apenas algumas regiões podem adquirir o Claro Fixo GSM.

Ponto positivo do Claro Fixo GSM

O Claro Fixo GSM vai facilitar e muito a vida dos clientes, pois atualmente as habilitações de linhas CDMA são complexas, inclusive muitos clientes do Claro Fixo relatam que ao trocar de aparelho a transferência da linha demora em média 5 dias úteis, muito tempo para quem tem pressa pra falar. Com o Claro Fixo na tecnologia GSM vai ser mais fácil trocar de aparelho, o cliente não ficará mais obrigado a adquirir aparelho das marcas Huawei, como acontece agora com a tecnologia CDMA, isso porque o usuário poderá utilizar o Chip Gsm do Claro Fixo em qualquer aparelho GSM desbloqueado compatível com a frequência da Claro.

 

ANATEL e Fixos GSM

A Anatel informou que assim como acontece com o TIM Fixo GSM o aparelho Claro Fixo só deverá funcionar no endereço de habilitação, a Claro deverá ser realizar o Bloqueio de rede para que a linha só funcione nas proximidades do endereço de instalação. Pois a Anatel não permite que os aparelhos fixos sejam usados igual aparelho celular.

Mas a realidade é outra, muitos clientes do Tim Fixo tem relatado que o aparelho funciona fora de casa, com o Claro Fixo GSM deverá ser a mesma coisa. Mas tudo deve mudar pois a ANATEL não gostou nada de saber disso. A ANATEL irá exigir que as linhas Fixa GSM só funcionem na Antena mais próxima do endereço de habilitação.

 

Claro Fixo GSM é a tendência para as linhas Fixa no Brasil

A Tecnologia GSM é encarada por muitos como uma tecnologia apenas para linhas celulares, mas a realidade é que a Tecnologia GSM pode ser aproveitada para os telefones Fixo como vem acontecendo. O GSM além de possuírem uma maior cobertura e chegarem a muitos lugares pelas antenas de longo alcance das operadoras trazem mais praticidade aos usuário quanto a troca de aparelhos se comparado a tecnologia CDMA.

Com o Livre apenas na tecnologia CDMA o usuário acaba sendo obrigado a usar um aparelho simples de marcas duvidosas, o Huawei é o aparelho mais vendido do Claro Fixo e tem apresentado muitos problemas, com a tecnologia GSM o usuário poderá optar por aparelhos melhores e mais modernos.

O Cliente não será obrigado a mudar para o GSM

Não há motivos para espanto, os usuários que não quiserem mudar para a tecnologia GSM não serão obrigados a mudança ocorrerá gradativamente com a paralização na comercialização do CDMA que demora muito ainda para acontecer, após a venda apenas do Claro Fixo GSM os usuários substituíram gradativamente as linhas CDMA pela GSM. Mas salientamos que isso ainda demorará um pouco para acontecer pois a CLARO primeiro precisa conseguir a Licença para atuar em toda a rede. Igual aconteceu com a VIVO que trocou definitivamente as suas antigas linhas CDMA de Celular pelas Linhas GSM.