carteira-de-motorista1
Quando se completa 18 anos a maior vontade normalmente é tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação)e se tornar um motorista, dirigir um veículo carro ou moto da a sensação de liberdade, a verdadeira sensação de independência dos 18 anos.
O Medo de Reprovar é grande, além de pagar a Habilitação se o condutor reprovar além de atrasar o processo todo ele ainda terá um gasto para poder fazer o exame novamente, no caso do estado de São Paulo a reprovação custa: R$120,00 Para reprova no Exame Teórico e R$140,00 para poder passar por um novo exame prático. E além disso mesmo pagando o candidato só poderá realizar novamente a prova após transcorridos 15 dias.
Um dos maiores medos é reprovar no exame prático na hora de fazer a baliza, são medos que influenciam na hora de fazer a prova, ficar nervoso atrapalha e muito. Já vi gente que foi reprovado por Birra, acreditem se quiser, simplesmente porque o aluno mandou o instrutor colocar o cinto. A você pergunta mais usar cinto de segurança é obrigatório não é? Sim, mas na hora do exame quem está sendo avaliado é você e não o instrutor ao seu lado, alguns instrutores não ligam do aluno pedir para ele colocar o cinto, mas outros se acham donos da verdade e acabam reprovando as pessoas por motivos banais. A verdade é que muitos instrutores são corruptos, e quanto mais provas práticas eles fizerem mais eles ganham, se você reprova ou não para eles pouco importa. Mas não pense que são todos assim, muitos examinadores são honesto e incapazes de prejudicar um aluno por simplesmente não ter ido com a cara dele.
Se o examinador é um desses caras, que reprova por qualquer motivo vão aí algumas dicas para quem vai tirar a carteira de motorista pela primeira vez:

Seja educado e gentil, cuidado ao conversar com ele, dependendo do examinador pode ser prejudicial conversar na hora da prova prática.
Mão ao volante coluna ereta, banco normal, não abaixe o banco e nem fique todo torno na hora do teste prático, mantenha a postura.

Cuidado com as coisas que o examinador manda você fazer, ele pode te testar mandando você virar numa rua contramão por exemplo, jamais desobedeça as normas de trânsito, o nervosismo faz com que muitos alunos virem na contramão por impulso, isso porque muitos examinadores mandam você virar uma rua que você está passando, aí ele testa a sua rapidez e vê se você olha a sinalização de trânsito. Imagine um futuro motorista com um passageiro que não conhece as sinalizações do trânsito, simplesmente porque manda virar ele vira e desobedece a sinalização de trânsito.

Cinto não se esqueça dele: Parece bobo né, mas mesmo assim muitos esquecem, cinto de segurança é fundamental, outro fato que poderá ocorrer no momento do teste prático é o examinador não colocar o cinto de segurança, muitos fazem para ver a reação do aluno se ele irá pedir para ele colocar, outros são arrogantes e não colocam o cinto e detestam que pesam para ele o colocar. Na dúvida sobre o temperamento do examinador não peça para ele colocar o cinto, o avaliado é você, se ele desobedecer as regras de trânsito o problema é dele como examinador e não seu. Então tome cuidado com isso, você com cinto sempre.

Cuidado para o carro não morrer: Deixar o carro morrer, pode ser um grande problema dependendo do examinador já para outros fazem vista grossa e não reprovam o candidato, já outros mandam o candidato sair do veículo imediatamente.

Nervosismo: Parece besteira, mais o nervosismo atrapalha e muito na hora do teste final, no estado de São Paulo 79% das reprovas são causadas por problemas de nervosismo, o aluno até vai bem nas aulas, mas quando chega  no exame de avaliação prática reprovam.

Excesso de Confiança: Se você já sabe dirigir cuidado com isso, você pode demonstrar facilidade para dirigir, mas não comece já demonstrando que você sabe dirigir sem mesmo ter CNH, o instrutor está ali para te ensinar, mesmo que você já saiba tudo que ele está falando, preste atenção em tudo.
BALISA: Tenha calma na hora de fazer, utilize o retrovisor e espelhos, olha também por detrás dos ombros só para ter a real idéia do tamanho, se você não é experiente em baliza.

Essas são as dicas fundamentais para quem quer tirar CNH e passar no exame prático, preste bem atenção nas aulas práticas, e fique calmo na hora da avaliação prática, a calma e o respeito são indispensáveis diante de um avaliador, mesmo que ele seja arrogante seja educado com ele. As regras da CNH e a dificuldade na hora de passar na prova prática do DETRAN, podem variar de acordo com o estado, mas basicamente são parecidas. BOA SORTE!