Depois de tirar a primeira Habilitação você recebe a chamada Habilitação Provisória que tem validade de um ano, durante esse período é preciso tomar muito cuidado para não levar multas, pois tenho certeza que deve ter sido difícil tirar a CNH imagina se você perde ela por um vacilo. Com a CNH provisória você pode levar até 4 pontos, multa grave de 5 pontos ou gravíssima de 7 pontos, ou for reincidente em multas médias você já perde a habilitação. Então você não pode atingir 4 pontos que perde a habilitação. Agora depois um ano que possuir habilitação você poderá solicitar a CNH Definitiva, confira abaixo como solicitar a CNH definitiva.

Como pedir a CNH Definitiva

Para solicitar a CNH Definitiva a duas opções, a primeira dela é dirigir-se ao Detran ou Ciretran em que iniciou o processo de tirar a habilitaçã ou a um Pompatempo, a segunda é através da internet, pelo site do Detran do seu estado. Pela internet você só poderá solicitar caso o seu endereço seja o mesmo, caso tenha mudado a solicitação deverá ser feita pessoalmente no Detran ou Ciretran. A emissão da CNH definitiva está sujeita a cobrança de uma taxa que varia de acordo com o seu estado . No estado de São Paulo por exemplo o valor é de R$30,43 para solicitação pessoalmente e R$41,43 para solicitação através da internet.

Quais documentos devem ser apresentados no Detran ou Ciretran?

Original e Cópia da CNH Provisória caso possua

Original e Cópia do comprovante de endereço expedido em até 3 meses (O Comprovante deverá estar em seu próprio nome ou de parente próximo), só serão aceitos contas de água, luz, telefone, condomínio, gás, IPTU.

RG e CPF


A retirada da CNH pessoalmente costuma ser mais rápido do que através dos Correios, então caso esteja perto dos 30 dias depois vencimento da CNH, recomenda-se que a solicitação da definitiva seja feita presencialmente e não pela internet.


Qual o período em que se deve solicitar a CNH definitiva?

Você só pode pedir a CNH Definitiva um dia depois do vencimento, não pode pedir antes disso.

Depois que a CNH estiver vencida você poderá continuar utilizando a provisória por até 30 dias depois do vencimento, depois desse prazo ela não tem mais validade e só poderá dirigir com a definitiva. No Poupatempo também é possível solicitar a CNH definitiva.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado