Como abrir Conta Salário

6 de outubro de 2013

bancarioA Conta Salário é uma modalidade de conta bancária muito utilizada por empresas para pagar seus funcionários, ela proporciona ao empregador maior facilidade no ato de gerir os salários e também alguns benefícios como: férias, 13º salário, vale, entre outros. Este tipo de conta tem a grande vantagem de não incluir taxas como: tarifa de manutenção, cheque, utilização de cartão, etc. Uma conta-salário é como uma conta poupança, porém é preciso tomar cuidado na hora de efetuar a abertura pois muitos sem saber acabam adquirindo uma Conta Corrente ao invés da conta salário, e como isso normalmente vem embutido tarifas.

Vantagens da Conta Salário

  • Sem tarifa;
  • Sem burocracia para abertura;
  • Não tem problema estar com o nome incluso no SPC ou Serasa;
  • Possibilidade de comprar utilizando o “Cartão de Débito”;

 

Desvantagens

  • Não permite uso de cheque;
  • Não possui cartão de crédito;
  • Não permite depósito de terceiros apenas da empresa que você trabalha;
  • Não permite a realização de empréstimos;
  • Não permite a utilização de Cheque Especial;

 

Como abrir Conta Salário

Normalmente as empresas entregam um papel (encaminhamento) para que o funcionário se dirija a determinada agência de respectivo banco. Você deve levar: Documento de Identificação Oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc), CPF (Cadastro de Pessoa Física), Comprovante de endereço recente (Conta de Água, Luz, Telefone, etc). A partir daí você assina o termo de abertura, diferentemente do que acontece com a conta corrente, na conta-salário não é realizada análise de crédito nem concedido limite para utilização, também não são aceitos depósitos pelo próprio funcionário, pois só a empresa pode depositar.

 

Abrir Conta Corrente ao invés de Conta Salário

A maioria dos bancos acaba tentando convencer o cliente a não abrir uma conta-salário e sim uma Conta Corrente, um dos motivos é que neste tipo de conta podem ser inclusos tarifas, seguros, taxas de cheque, cartão de crédito, títulos de capitalização e demais produtos do banco. Caso decida optar pela conta-corrente por conta das vantagens que ela oferece é importante que você leia atentamente tudo o que está contratando, pois a maioria das pessoas acaba contratando sem saber seguros, cartões de crédito, empréstimos pré-aprovado, cheque especial, etc. Também é importante fica atento a tarifa de manutenção que é um valor cobrado mensalmente pelo banco para que você mantenha a conta e faça a utilização, essa cesta de serviços inclui um número limitado de transações como: saques, transferências, extratos, etc.