vaso-sanitarioUma das coisas mais desagradáveis é ficar com o vaso sanitário entupido, além de passar vergonha com as visitas o entupimento acaba impedindo o uso do banheiro e deixo-o com odor muito desagradável caso ele esteja sujo. Hoje vamos dar dez super dicas para você que não pode pagar uma desentupidora ou quer economizar esse dinheiro, afinal a maioria delas costumam cobrar caro pelo serviço, mas também existem várias empresas que são especializadas em desentupir esgoto. A primeira dica é a que considero mais importante, pois já fiz uso dela e sempre funciona comigo. Encanamentos entupidos são um grande problema hoje em dia.

 

COMO DESENTUPIR O VASO SANITÁRIO

Com essas dicas você conseguirá desentupir o seu vaso sanitário, já vou adiantando a primeira e a segunda dica é praticamente infalível pois funciona na maioria dos casos.

 

DICA 1 – Desentupimento a vácuo

Essa dica sempre funciona, são raros os casos em que este método não é eficaz.

Você precisará de Filme Plástico ou Saco de Lixo

Pegue o filme plástico ou saco de lixo e vede toda a privada, feche a tampa do vaso sanitário e sente em cima. Dê várias descargas, é importante vedar bem e sentar em cima para não deixar o ar escapar.

Importante: O vaso sanitário irá ter uma grande pressão, por isso tome cuidado. Outra coisa, se a privada estiver suja a sujeira irá subir e se você não vedar bem o vaso ela pode escorrer no seu banheiro, então vede muito bem o vaso sanitário com plásticos ou sacos de lixo para não transbordar. A pressão que este método provoca é muito forte, por isso costuma sempre funcionar.

DICA 2 – GARRAFA PET

Essa dica é antiga, aprendi com meu vô, ela precisa de uma garrafa.

Você pode fazer ela de duas forma, a primeira é cortando o fundo da garrafa e encaixando um cabo de vassoura no bico. Ai você praticamente criou um desentupidor caseiro. Mire na privada e vá dando vários golpes. Em pouco tempo seu vaso estará desentupido.

Outra maneira de fazer é pegando uma garrafa PET cheia ou vazia e mirar no fundo da privada, depois você dá vários golpes. O Atrito e a pressão irá fazer com que o vaso sanitário desentupa rapidamente.

DICA 3 – Fio e Sabonete

Pegue um sabão ou sabote que dissolva em água fácil. Ai você amarra um pedaço de fio ou linha resistente, para facilitar o processo você pode fazer um furo com cuidado no meio do sabonete. Ai você pega e coloca o sabonete no fundo do vaso sanitário, empurrando ele, segure o fio e de descarga várias vezes. O sabonete irá entrar pois irá fechar o espaço de ar e formar um vácuo de sucção. Depois que ele estiver ido bem para o fundo você fica tentando puxar, ele não irá sair mas conforme você puxa e da descarga ele forma uma espécie de vácuo dentro da privada. Jogue muita água para o sabão derreter.

DICA 4 – Soda Cáustica

Essa dica é muito perigosa, consiste em colocar soda cáustica dentro do vaso sanitário e ir dando descarga, ao fazer essa dica utilize material de proteção, pois a soda cáustica é altamente corrosiva, então manuseie com muito cuidado.

DICA 5 – Diabo Verde

Igual a Soda Cáustica o diabo verde é um produto que se encontra nos supermercados, manuseie com muito cuidado. Ele é muito utilizado para desentupir privadas.

Dica 6 – Coca Cola

Essa dica eu nunca testei, mas muita gente fala que funciona. Pegue uma garrafa de Coca-Cola e jogue dentro do vaso sanitário. A quem diga que ela tem o efeito parecido com o da Soda Cáustica.

Dica 7 – Vinagre e Bicarbonato de Sódio

Pegue um litro de vinagre e misture bastante bicarbonato de sódio. Em seguida jogue no vaso sanitário.

Dica 8 – Bombinha de encher pneu

Pegue uma bombinha de ar e fique apertando no fundo da privada. Essa dica não é tão eficaz quanto as outras, mas conforme sugeriu um leitor resolvi colocar esta informação aqui no blog.

DICA 9 – Luva de Borracha

Este procedimento é um tanto quanto nojento, principalmente se tiver algo boiando dentro do vaso sanitário. Coloque a luva e enfie a mão dentro do vaso, na curva do vaso é comum ficar objetos presos ali, tem gente que já até encontrou escova de dente dentro da privada.

Dica 10 – Água Quente

Jogar água fervendo dentro do vaso sanitário pode ajudar, principalmente se ele estiver entupido porque você jogou algo dentro do vaso. Muita gente joga papel higiênico dentro da própria privada, só que algumas marcas tem dificuldade para diluir em água e acaba provocando entupimento.

Se nenhuma dessas dicas funcionar o problema pode ser mais grave do que parece, o esgoto de saída do seu imóvel ou da rua pode estar entupido, isso é muito comum em condomínios, principalmente de apartamento. Um grande exemplo disso é que certa vez achei que o meu vaso sanitário do meu apartamento estivesse causando o entupimento, mas o motivo era o apartamento debaixo. A única saída pra resolver o problema foi quando eles desentupiram a privada deles. Em casos mais graves chame um especialista. Existem várias desentupidoras que inclusive dão uma garantia pelo serviço, é importante pesquisar bastante o preço pois o valor varia bastante de uma desentupidora para outra.

Caso você tenha mais alguma dica, compartilhe conosco abaixo e caso você tenha tentado alguma dessas dicas não esqueça de dizer se ela funcionou ou não.