Quando vamos tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) um dos primeiros exames que somos submetidos é o Exame Psicotécnico, embora ele esteja muito associado ao exame de habilitação ele também é utilizado para outros fins como: concursos públicos utilizam este método para avaliação e eliminação de candidatos, indústrias, multinacionais e grandes empresas costumam submeter usuários neste tipo de avaliação. O teste psicotécnico só pode ser aplicado por profissionais de psicologia, sendo assim qualquer dica, treino ou orientação feita por profissionais que não são da área está sujeita a punição do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Quem vai tirar a carteira de motorista pela primeira vez, está obrigado a fazer o exame.

Trata-se de um teste simples para avaliar a capacidade psicológica de um indivíduo: coordenação motora, nível de atenção, paciência, depressão ou problemas psicológicos e emocionais entre outros.

O que o exame psicotécnico avalia

teste-psicotecnico

O teste psicotécnico pode avaliar diversas ações do candidato como: comportamento, impulsividade, explosividade, ansiedade, emotividade, coordenação motora, depressão, entre outros.

Como é feito

Os testes para habilitação mais comuns são jogos de lógica e avaliação de traços e desenhos. Normalmente o psicólogo entrega um lápis e um livro para que o candidato realize os exercícios de montagem lógica (complementação de figuras), posteriormente ele pode ser submetido a um teste de coordenação motora para avaliar quesitos como: nervosismo, tremedeira, controle emocional, entre outros. Alguns psicólogos ainda realizam uma conversa com o candidato, com perguntas para descobrir se ele tem algum problema emocional ou psicológico que possa colocar em risco a atividade no trânsito.

Exemplos de testes

Caso você queira conferir exemplos de teste, acesse aqui e confira 119 psicotestes com respostas. O site tem um conteúdo bem completo com relação ao assunto, dá pra ter uma noção do que você enfrentará no dia do exame psicotécnico para avaliação do Detran (Departamento de Trânsito).

Posso ser reprovado no exame Psicotécnico

Se você for reprovado (a) no exame psicotécnico não se preocupe pois você poderá fazer outros exames. É importante que você saiba que no caso do exame de habilitação ele tem por finalidade avaliar os requisitos básicos para que você possa dirigir bem como: controle emocional, atenção, coordenação motora e o seu psicológico. Caso não consiga passar de primeira, remarque novamente o exame, caso não queira fazer com o mesmo psicólogo tente conversar com a autoescola para trocar a clínica do exame.

Como o teste a ser aplicado é imprevisível, a melhor dica é prestar atenção, ter calma e ser paciente. Afinal serão esses os quesitos fundamentais para que você seja um bom motorista. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado