Conta CorrenteUma conta em banco pode facilitar muito a vida do consumidor, no entanto ela pode trazer muita dor de cabeça também. Desde cobrança abusivas de tarifa até problemas relacionados a movimentação. Se você está tendo problemas com o seu banco hoje vamos dar dicas para você fechar a sua conta e se ver livre dos problemas, afinal se o banco está lhe trazendo muita dor de cabeça nada mais justo do que trocar de banco. Porém cancelar uma conta corrente requer cuidados para acabar não trazendo ainda mais problemas futuros como cobranças em aberto por exemplo. O consumidor tem o direito de solicitar o cancelamento no entanto ele também tem deveres com a instituição.
Uma pesquisa do Banco Central revelou que mais de 8% das reclamações contra bancos tem relação com o encerramento de uma conta. Com algumas medidas é possível diminuir o risco disso acontecer, são cuidados necessários.

PROCEDIMENTOS

  • O próprio titular deve comparecer a qualquer agência do banco onde tem conta e preencher um formulário padrão. O Banco então irá lhe fornecer um protocolo de cancelamento. O melhor é encerrar a conta na própria agência onde tem conta.
  • Devolva cheques e cartões que você possui, a devolução será informada no termo de encerramento de conta.
  • Se tiver cheques não compensado, você deverá informar isso ao banco e deixar o valor para pagamento.
  • Cancele todos os seguros, débito automático ou parcelas que possam ser descontadas na conta. Isso evita que sua conta fique no vermelho, inclusive seu nome pode ir acabar parando nos órgão de proteção ao crédito como SPC, SERASA, etc.

 

Guarde o protocolo de encerramento da conta, assim você terá provas que efetuou o encerramento. Existem milhares de processos correndo na justiça por contas que acabaram ficando em aberto. Uma dica que ajuda evitar dores de cabeça é alguns meses após o encerramento consultar novamente a agência para ver se a conta foi fechada, infelizmente pouca gente faz isso pois dá muito trabalho.