Como evitar comer por ansiedade

15 de agosto de 2013

ansiedadeA Ansiedade é algo comum em todo mundo, desde que ela só apareça de vez em quando, como por exemplo chegando a hora de viajar, nascimento do filho ou de qualquer outro acontecimento importante. No entanto quando ela vem muito forte e com frequência ela deixa de ser algo normal e passa a ser um distúrbio. Na matéria de hoje iremos falar sobre a ansiedade e a compulsão por comida, afinal muitos acabam descontando da alimentação e os reflexos disso são o ganho de peso, má alimentação. Com algumas dicas é possível amenizar e se a compulsão por comer for inevitável, pelo menos você conseguirá comer menos seguindo alguns conselhos.

Distraia sua mente

Se a ansiedade e a compulsão por comida chegar, tente se entreter com outra coisa: ler um livro, escutar música. Quando a ansiedade e compulsão por comida bate nem sempre é porque você está com fome, a vontade pode aparecer pelo simples fato de você está sem fazer nada. Quando você se distrai entretendo com alguma coisa é bem provável que você “esqueça” de comer naquele momento.

Beba água

Quando estamos ansioso um dos primeiros sinais que aparecem em nosso corpo é o famoso “frio na barriga”, a água apesar de não matar a fome, ela da uma sensação de satisfação muito grande para o psicológico. Uma estudo concluiu que as pessoas que não bebem muita água durante o dia, tem uma tendência maior pra comer nos momentos de compulsão alimentar provocado pela ansiedade.

ansiedade

Noite de sono tranquila

Quem não dorme direito durante a noite fica mais ansioso e angustiado durante o dia. Isso porque o corpo fica “desconfortável”. Uma noite de sono ruim, implica em uma força maior para que o corpo se mantenha acordado. Além disso dormir também emagrece.
Se você tem insônia é bom procurar um médico ou tratamento, pois quem não dorme direito certamente além da ansiedade poderá desenvolver outros problemas como depressão, stress, cansaço, dores no corpo, falta de atenção, entre outros problemas.

 

Prestar atenção no que está comendo

Na hora que a ansiedade por comida aparece a principal atitude da maioria das pessoas é atacar doces, chocolates, salgados, etc. A pessoa ansiosa come rápido e muitas vezes nem tem noção do quanto está comendo, aliás a maioria dessas pessoas sequer consegue sentir o gosto daquilo que está comendo no momento de compulsão, isso porque ela tem um instinto de comer e depois pensar. Então vamos a dica:

  • Coma devagar, quanto mais lento mais rápido você tende a ficar satisfeito, comendo menos portanto;
  • Observe a comida e vá observando a quantidade que está comendo;
  • Sinto o gosto do alimento, não faça da hora de comer algo apenas automático, alimentação tem que ser prazerosa e não apenas uma necessidade.

 

Atividade física

Quem pratica atividade física tem menos tendência a ansiedade, isso porque durante as atividades físicas nosso corpo libera substâncias que remetem a saciedade. Então não seja sedentário, se possível faça caminhadas, academia, dança ou qualquer outra atividade física.

Seguindo essas dicas é possível ter uma melhora considerável na compulsão por comida, se notar que o problema está ficando mais sério, procure um médico. Outro tratamento bastante indicado para este tipo de distúrbio é a técnica de acupuntura, mas também existem medicamentos que podem diminuir a ansiedade.