Home / Utilidade Pública / Direitos dos Cidadãos / Quanto custa e como fazer um exame de DNA gratuitamente

Quanto custa e como fazer um exame de DNA gratuitamente

O exame de DNA é um teste genealógico que é muito comum hoje em dia, ele pode verificar entre duas pessoas ou mais o grau de parentesco, com o aumento do número de traições dos casais o exame acaba sendo muito solicitado nas clínicas particulares e também através do DNA gratuito pago pelo governo para as pessoas que não tem condições de pagar pelo exame. Se o exame é solicitado significa que existe dúvidas sobre o grau de parentesco da pessoa, na maioria dos casos o exame de DNA é solicitado para pedir pensão. Em todo o Brasil uma lei garante o direito do exame gratuito a quem não pode pagar pelo mesmo, hoje iremos falar como fazer essa solicitação, tirar uma grande dúvida que pode estar atormentando a sua vida, não fique nessa indecisão. É direito também de quem não pode pagar, a justiça é um meio muito importante para tornar acessíveis até mesmo um exame tão necessário e fundamental como o de DNA.

Como fazer o exame de DNA gratuitamente

Para fazer o DNA de forma gratuita é necessário entrar na justiça com o pedido de reconhecimento de paternidade ou grau de parentesco, a ação pode ser movida gratuitamente pela defensoria pública quando a família não tem condições de pagar. Quando a ação solicita pensão normalmente o processo não costuma demorar, isso porque são tratados como prioridade pela justiça.  Caso seja comprovada o grau de parentesco e a ação também envolva pensão alimentícia o juiz poderá avaliar a necessidade de pensão também pelos tempo em que a pessoa deixou de receber e que as despesas foram arcadas todo por uma parte da família.

A indecisão e o resultado do exame abalam muito com o psicológico dos envolvidos, pois onde a dúvida tem desconfiança, mexe muito com o orgulho das pessoas, perdoar, passar a amar quem nunca foi considerado como parente são atitudes difíceis mais que devem ser tomadas. É hora de deixar o orgulho de lado e tentar recuperar o tempo que foi perdido, um abraço torna-se tão difícil quando nosso orgulho fala mais alto.O resultado sendo positivo ou não ele irá tirar um grande peso das constas, um alívio.

Preço de um Exame de DNA

Nas clínicas particulares o exame custa de R$500,00 á R$1.000,00 dependo do grau de parentesco que se deseja confirmar e também de acordo com o tipo de material que será utilizado: sangue, saliva, fio de cabelo, etc.

Se você precisa fazer o Exame de DNA mais não tem como pagar pelo mesmo, saiba que a justiça está ao seu lado. Como foi dito antes, os processos que envolvem pensão não são demorados pois tem prioridades na justiça, mesmo você não podendo pagar por um advogado a defensoria pública lhe disponibilizará um advogado do estado.