Os Celulares viraram uma verdadeira mania nacional, praticamente todo mundo já tem um, até os mais velhos hoje em dia já estão entrando na era da tecnologia, tem vovô inclusive que já está utilizando outras funções dos celulares como rádio, despertador, tirar fotos, etc enfim até os não tão modernos assim estão utilizando as funções do Celular e não apenas para ligação. As Crianças então nem se fala, praticamente hoje em dia as crianças já nascem com um, e já chegam dominando as funções mais que os Adultos. Mas se por um lado o Celular se popularizou, ele virou também o item preferido, nos Roubos, Assaltos e Furtos. Vamos entender primeiro o porque bandido gosta tanto de um Celular, atualmente a maioria dos Celulares utiliza a tecnologia GSM que facilita ainda mais a ação dos bandidos, pois pra eles é muito fácil usar o celular novamente é só trocar o Chip, além disso o comercio de celulares é muito vasto, existem muitas pessoas que não compram celulares novos vivem das gambiarras dos Celulares usados, pra se ter uma ideia no Centro de São Paulo mais precisamente no Santa Efigênia ou nas proximidades do Mercadão Municipal é possível encontrar lançamentos a preço de banana, a maioria desses celulares é roubado, ninguém compra um Iphone por exemplo e praticamente dá ele de graça no Centro de São Paulo por um preço de banana. Além disso os Celulares são armas para o Crime para os Criminosos, hoje em dia até em Cadeias eles são utilizados para cometer crimes.

 

Celulares GSM Roubados

A Tecnologia GSM além de trazer inovação e praticidade aos consumidores, é só trocar o Chip que é possível mudar de número ou de operadora, trouxe também uma enorme facilidade para os Bandidos, os Celulares que então eram antigamente maioria CDMA praticamente eram inutilizados pelo bandido depois do bloqueio, só as peças e algumas linhas CDMA que não eram bloqueadas pela vítima é que eram utilizados. O GSM facilitou a vida do marginal, é só ele trocar o Chip e pronto pode utilizar o Celular normalmente e revende-lo, isso porque são poucas as pessoas que sabem que é possível bloquear o IMEI do aparelho, em seguida explicaremos o que é IMEI e como Bloqueá-lo caso seu Celular tenha sido roubado.

Além do Bloqueio da Linha (Chip), é possível fazer o bloqueio do IMEI, explicaremos a seguir como fazer isso, para evitar que o bandido usufrua do seu Celular.

 

O que é IMEI?

IMEI é um número único de cada aparelho celular, todos os Homologados pela ANATEL devem possuir, ele normalmente possui 15 dígitos. O IMEI é impresso em todos os aparelhos Celulares em baixo da Bateria, deve vir marcado também na Caixa do Aparelho e na Nota Fiscal, você também pode visualiza-lo discando *#06# no Celular.

Como Bloquear o IMEI

Para realizar o Bloqueio do IMEI em caso de Roubo o Perda de Aparelho e evitar que usufruam do aparelho que você pagou ou ainda está pagando, é preciso bloquear além da Linha (Chip), o IMEI do Aparelho Celular, para bloqueá-lo você deverá ter o número anotado, a caixa do aparelho ou ainda a Nota Fiscal pois é nesses documentos que consta o número do IMEI do aparelho que você comprou, agora se você jogou fora tudo isso e não sabe o IMEI do aparelho roubado então só será possível bloquear o seu Chip e não mais o IMEI, o Bandido ou a pessoa que encontrou o seu Celular poderá utilizar o aparelho normalmente se você não bloquear o IMEI, bastará que ele troque o Chip que o outro será reconhecido. Para bloquear o IMEI basta que você ligue para a sua Operadora e peça o Bloqueio do número do IMEI do Celular roubado, pode-se também ser que a operadora peça o número do Boletim de Ocorrência para concluir a ação de bloqueio de IMEI. A ação de bloqueio de IMEI poderá demorar até 48 horas para acontecer.

 

Se Bloquear o IMEI do Celular e o Bandido colocar outro Chip o aparelho Funcionará?

Não. Ao Bloquear o IMEI o aparelho será bloqueado e não será possível utilizá-lo nem mesmo com outro chip, ao ligar o Aparelho já aparecerá uma mensagem dizendo que o IMEI está bloqueado e que o Celular não poderá ser utilizado.

 

Como desbloquear o IMEI? Pois recuperei o aparelho celular.

Para pedir o Desbloqueio do IMEI bastará você entrar em contato com a Operadora na qual você solicitou o Bloqueio do IMEI e solicitar o desbloqueio, normalmente por medida de segurança pede-se a confirmação de dados pessoais do titular do aparelho. O Desbloqueio poderá demorar até 24 horas para ocorrer.

 

Achei um Celular Roubado, é possível desbloquear o IMEI?

Observe que está ação é ilegal, existem muitas Lojas na Santa Efigênia que fazem este tipo de desbloqueio, no entanto trata-se de um ato ilegal e criminoso. Pense bem ao comprar um celular roubado, ponha-se no lugar da vítima que poderia ser você. Além disso hoje em dia Celular está muito barato tem para todos os bolsos, inclusive é possível parcelar, então não há motivo para ter um celular roubado. E tem outra, se você comprar um Celular roubado, pode ser que a vítima não tenha feito o Bloqueio do IMEI ainda, e que efetue posteriormente bloqueando o Celular e inutilizando-o, o barato pode sair caro. E nada paga o preço da Honestidade.

 

Fica a Dica

Se você teve um Celular roubado peça a sua Operadora o Bloqueio do IMEI, além de evitar que o mesmo seja utilizado por bandidos para atos criminosos, isso evita que outras pessoas mal intencionadas utilizem o aparelho. Não basta bloquear o Chip, é preciso bloquear também o IMEI do Celular. E nada pior do que a sensação de um Bandido estar usufruindo de um aparelho que você pagou ou ainda está pagando, então deixe de preguiça e ligue na sua Operadora para pedir o bloqueio do IMEI, sabemos que o  SAC de praticamente todas as operadoras de Celular é horrível, mas faça um esforço, evite que o Celular que você comprou e perdeu ou foi roubado seja utilizado ou comercializado por outras pessoas.

1 Comment

  • Maria Rosalinda disse:

    Eu tive um celular roubado ano passado, queria saber se seria possivel fazer a localização paramim? se eu recuperasse ajudaria muito, pois tou sem celular e o vivo era muito bom, roubaram ele o numero e 97543493 obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado