Muitas pessoas não tem condições de arrumar os seus dentes, e por descuido ou por problemas de saúdo. Acabam relaxando um pouco e perdendo dentes, contraindo cáries, gengivite, Problemas na arca dentária ou quaisquer outro problema na boca. Infelizmente pagar um dentista não é acessível a todos, existem pessoas que não possuem condições de efetuar tratamentos dentários, isso porque não costuma ser muito barato efetuar tratamentos.

Pessoas que descuidaram a vida toda da saúde da boca, e depois acabam não tendo dinheiro para fazer tratamentos. O SUS sistema único de saúde realiza os tratamentos mais básicos, não são realizado tratamentos mais complexos. Quem precisa de um tratamento mais complexo tem duas opções ou recorre a uma clínica particular ou as gratuitas.

 

Existem muitas Universidades que realizam tratamentos dentários gratuitos, basta que o paciente entre em uma fila de espera, apesar do tratamento ser feito por alunos eles são acompanhados de perto por profissionais treinados, dentistas experientes.

A APCD– Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas é um grande exemplo, em diversas Cidades do país ela oferece tratamento dentário gratuito para crianças e adultos, dependendo da região. Existem núcleos infantil e adulto espalhados por todo o país. São realizados diversos tratamentos dentários inclusive os mais complexos. No entanto para conseguir uma vaga é um pouco complicado, pois a lista de espera é muito grande.

 

UNIP- Universidade Paulista

A UNIP também oferece tratamentos dentários gratuitos nas cidades onde estão instalados os cursos de Odontologia. A Lista de espero não costuma ser muito demorada. Os tratamentos mais complexos são os mais difíceis de se conseguir, mas os mais simples normalmente são realizados rapidamente.

 

A PUC

A PUC também oferece tratamentos gratuitos em cidades onde estão instalados os cursos de odontologia, a fila de espera em algumas regiões não costuma ser muito extensa. Inclusive já ouve época em que a PUC estava divulgando seus tratamentos gratuitos, pois a quantidade de pacientes não  era suficiente para a quantidade de aluno. Hoje o serviço já tem uma certa procura nas cidades onde estão instalados os Campus de Odontologia.

 

Faculdade de Odontologia

Em todos o país, várias Faculdades de Odontologia realizam esse tipo de atendimento gratuito. Basta procurar na sua Cidade quais são as Faculdades que possuem curso de Odontologia em sua grade curricular. Procure a secretária da faculdade e informe-se sobre os tratamentos gratuitos realizados por alunos e formandos do Curso de Odontologia.

 

Lembre-se: O tratamento apesar de ser gratuito deverá ser realizado com a mesma qualidade das Clínicas Odontológicas Particulares. O tratamento feito por alunos deverá ser sempre acompanhado por um dentista formado e experiente.

 

Agora você não tem motivo mais para descuidar da saúde da sua boca. Cuide do seu Sorriso, a Saúde começa pela boca. Seu Sorriso causa a primeira impressão nas pessoas, cuide da sua imagem, Cuide de Você!

Sua Saúde começa pela boca, não tenha mais vergonha de seus dentes. Procure informações na sua cidade sobre tratamentos dentários gratuitos, você certamente irá encontrar.

Procure também verificar se a sua Cidade realiza projetos como a “Operação Sorriso” que realiza tratamentos dentários gratuitos em todo o Brasil, cuide bem dos seus Dentes, mantenha sempre hábitos alimentares saudáveis e escove sempre os dentes após as refeições, utilize fio dental e produtos para uma melhor higiene bucal.