sedex-a-cobrarO Sedex a Cobrar é uma modalidade de envio dos Correios na qual a pessoa que recebe o produto faz o pagamento da encomenda no ato do recebimento. É ideal para aqueles consumidores que costumam não pagar nada antes de receber um determinado produto, no entanto a entrega não é realizada domiciliar, pois o destinatário irá receber um aviso dos Correios informando da existência de tal encomenda e o valor a pagar, ai é só o cliente se dirigir a agência informada na correspondência, realizar o pagamento e retirar sua encomenda. Vamos explicar melhor como ele funciona e quais as taxas e tarifas que poderão ser aplicadas no envio.

Como funciona

A pessoa que vai enviar o produto nesta modalidade deve procurar uma agência dos Correios e fazer a postagem do mesmo, é necessário pagar o valor do envio e preencher uma ficha informando qual o valor que você quer que o destinatário pague no ato do recebimento da mercadoria.
Importante: Como a pessoa que envia tem que pagar o custo do mesmo, é necessário que ele inclua no valor a ser cobrado do destinatário o valor do envio para que ele seja ressarcido posteriormente na hora de receber o dinheiro dos Correios.

Após o recebimento, o Correio realiza o pagamento do produto a pessoa que o enviou. O prazo para recebimento varia mais pode chegar até 15 dias.

Com quem reclamar caso tenha problemas com a mercadoria?
Se a cor estiver errada, produto diferente do solicitado, com defeito, etc. A reclamação deve ser feita juntamente a pessoa que o enviou, os Correios não se responsabiliza pelo conteúdo das embalagens.

O Sedex a cobrar ainda é pouco utilizado hoje em dia, no entanto ele é interessante para algumas pessoas, principalmente vendedores e compradores que contam com mais esta modalidade de pagamento. O valor não muda muito em relação ao Sedex comum, o preço é calculado conforme as especificações do produto a ser enviado como peso e tamanho por exemplo. Outra grande vantagem é que você recebe um código de rastreamento e pode saber exatamente onde encontra-se a mercadoria enviada.