Os Cheques são meios hoje muito raros de pagamento, em meio a dominação dos Cartões de Crédito e Débito, é difícil ver quem ainda utilize os cheques, no entanto muitas pessoas que movimentam grandes quantidades ou fazem diversas transações necessitam trabalhar com cheque, pois ele possibilita a remessa de valores autos  em apenas um cheque, no entanto muita gente tem aceitado cheque de terceiros e caído no famoso cheque sem fundo. Para quem não sabe o cheque sem fundo é aquele em que a pessoa te passa porém na hora que você vai descontá-lo não tem fundo na conta, com isso o cheque não é pago pelo banco, pois o correntista não tinha dinheiro necessário para cobrir o cheque. Hoje vamos explicar como Protestar um Cheque se você está com um ou vários em mãos saiba como fazer o Protesto no Cartório.

O que é o Protesto de Cheque?

O Protesto de um cheque pode ser feito quando você recebe algum cheque porem o mesmo não pode ser pago pelo banco da pessoa que te passou, exemplos disso são cheques sem fundo e cheque sustados. Quando você protesta um cheque a pessoa que te passou tem um prazo de 15 dias para contestar o processo ou pagar a dívida do cheque, caso ele não pague o nome será enviado para o Serasa e SPC, e o devedor ficará com o nome sujo, só conseguirá limpar o nome após pagar o protesto.

 

Como protestar um cheque?

Com o cheque carimbado pelo Banco como sem fundo, sustado, ou outro motivo que inviabilize o pagamento, vá até um Cartório de Registros de Protesto e leve também o endereço do emissor do cheque que será fornecido pelo banco. Para protestar é necessário pagar as despesas do protesto, que são as taxas que cada cartório cobra, porém o devedor para quitar a dívida com você terá que pagar as custas do protesto, então você receberá o valor de volta no momento em que o devedor efetuar a quitação do protesto.

Como retirar um Protesto de cheque?

Procure o credor e pague a dívida referente ao protesto, o credor lhe fornecerá um Titulo de Certidão Positiva, com o título vá ao cartório para fazer o cancelamento. Caso o credor não tenha mais o título ele deverá lhe entregar uma Carta de Anuência com firma reconhecida, baixe aqui o modelo de Carta de Anuência
Protestar um cheque pode ser a solução quando o devedor não paga o respectivo valor, por conta dessa insegurança que os cheques são muito pouco utilizados hoje em dia.