sisutecSisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos) está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos, podem participar os candidatos que fizeram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2012 e obteve nota superior a zero na redação. Serão mais de 239 mil vagas gratuitas em todo o Brasil em cursos tecnológicos presenciais em 586  institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições privadas, escolas técnicas da rede estadual e universidades. As inscrições iniciaram hoje (06/08) e vão até o dia 12 de agosto de 2013.

Sisu TEC é importante pois quem não conseguiu ingressar em uma universidade através do Enem poderá fazer um curso técnico gratuitamente caso seja selecionado no programa. O curso técnico é importante para a profissionalização do candidato, assim ele tem melhores condições de conseguir um bom emprego. Os cursos oferecidos variam de acordo com a região, mas são em diversas áreas e campos de atuação, com duração que varia de um a dois anos.

COMO SE INSCREVER

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pelo site do SISUTEC o candidato precisará ter o número da inscrição e senha do ENEM de 2012 ele poderá escolher duas opções de cursos técnicos, até o último dia de inscrição essa opção poderá ser alterada pelo candidato.

CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES

Data

Cronograma

06/08 a 12/08

Período de inscrição

Dias 7,8,9,10, 11 e 12 de Agosto

Divulgação das notas de corte (a partir das 2h)

14 de Agosto

Resultado da primeira chamada (aprovados)

15/08 a 16/08

Período de matrícula da 1ª chamada

19 de Agosto

Resultado da segunda chamada (aprovados)

20 de Agosto

Matrícula da segunda chamada

 

O Ensino Técnico é cada vez mais valorizado pelas empresas, isso porque apesar da curta duração eles oferecem o conhecimento de uma forma muito especializada. Os cursos mais oferecidos são os das áreas da Tecnologia da Informação, Saúde, Turismo e Indústria.

Durante muito tempo o ensino técnico ficou esquecido pelo Governo Federal, agora com o SISUTEC a qualificação dos brasileiros deve melhorar ainda mais. Para se ter uma ideia dos sete milhões de inscritos no ENEM 2012 apenas 1,2 milhões conseguiram ingressar em uma universidade. Serão aproximadamente 239.792 vagas gratuitas para cursos em diversas áreas, se você fez o Enem em 2012 inscreva-se com o número da sua inscrição e senha no site do Sisu e aproveite, o resultado da primeira chamada sai dia 14 de agosto.

  • Daniel Barthes

    Gostaria de ser notificado sobre os cursos oferecidos pelo Sisutec e como eu faria para me inscrever em gestão ambiental por exemplo.
    Grato.
    Daniel Barthes.