O CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) é um documento muito importante para o proprietário de qualquer imóvel rural, sem ele não é possível desmembrar, vender, hipotecar, arrendar, etc qualquer imóvel rural, pois ele é um registro importante que todo o proprietário de imóveis considerado nessas áreas rurais deve ter. Ele é realizado pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Se você está precisando emitir o CCIR saiba que a emissão deve ser feita pela internet, lembrando que o CCIR só será emitido para aqueles que não tiverem nenhum impedimento com o INCRA ou SNCR (Sistema Nacional de Cadastro Rural), caso tenha algum problema deverá procurar o posto do INCRA mais próximo da sua região.

 

Consulta CCIR – INCRA

Acesse aqui a consulta ao CCIR e emita o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural ele será gerado no formato PDT no qual você deverá realizar a impressão do mesmo, para utiliza-lo para algum procedimento que se faça necessário. O Certificado possui por medidas de segurança um conferidor online de autenticidade, quem o receber poderá verificar através da internet se o mesmo é autêntico.

 

Cadastro CCIR no INCRA

Se o seu imóvel não está cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), deverá solicitar o cadastramento ao INCRA,confira aqui como cadastrar no CIR (Cadastro de Imóvel Rural. Sem esse cadastro você não conseguirá Desmembrar, arrendar, hipotecar, vender ou prometer em venda o seu imóvel rural, pois ele se faz necessário.

O proprietário responsável que tiver dúvidas em relação ao cadastro e a consulta do CCIR, pode procurar um escritório do INCRA ai na sua região para obter orientações, informações e mais detalhes sobre a situação de um imóvel junto ao INCRA. No último link fornecido você consegue acesso ao Manual e a Cartilha de Orientação do Cadastro Rural com todos os detalhes passo a passo sobre o Cadastro Rural e a Regularização Fundiária de um imóvel junto ao Instituto, é de vital importância a leitura minuciosa do mesmo para os interessados, havendo dúvidas procuro o INCRA para receber mais orientações a respeito.

Antes o CCIR era enviado para o endereço do proprietário e tinha validade de três anos, porém agora ele deve ser emitido anualmente pela internet pelos interessados e quem recebe o Certificado deve consultar a sua autenticidade no site do INCRA.

1 Comment

  • Divina de Morais Dias disse:

    Boa noite! Estou procurando,por registro de uma fazenda na localidade municipio de Paraúna Goias em nome de Nadir Ferreira Dias e SR João Dias nos ano de 1974 a 1986. E a segunda no município de Jussara Goiás no ano de 1986 a 1990. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado