novo-cpfA consulta de CPF (Cadastro de Pessoa Física) na Receita Federal é um serviço muito útil tanto para as empresas quanto para os consumidores, através dela é possível saber se o CPF está regularizado e também se o número do documento é válido e se pertence a tal pessoa. Qualquer cidadão pode ter acesso à consulta online, basta ter os 11 dígitos do CPF. Abaixo você confere como efetuar essa consulta no site da Receita Federal do Brasil (RFP). Lembrando que este procedimento é gratuito.

COMO CONSULTAR

Para realizar a consulta você deve acessar o Verificador de Situação Cadastral de CPF

O processo de consulta é bem simples, basta informar os onze números do CPF sem pontos e dígitos, e informar a imagem de validação (captcha) que aparece no site.

Situação Cadastral No resultado da pesquisa pode ser apresentado um dos cinco tipos de situação, como: REGULAR, PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO, SUSPENSA, CANCELADA ou NULA. Veja abaixo o que cada uma dessas situações significa:

 

REGULAR

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) está regularizado junto a Receita Federal, não tendo nenhuma pendência do cadastro do contribuinte.

 

PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO

O contribuinte deixou de entregar alguma Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF), portanto encontra-se em situação irregular. A Receita Federal pode cobrar declarações dos últimos cinco anos.

 

SUSPENSA

O caso mais comum de suspensão é quando o consumidor possui dados incorretos ou incompletos na Receita Federal. É necessário procurar o órgão para atualizar o cadastro.

 

CANCELADA

Os motivos podem ser diversos como: falecimento, decisão judicial, entre outros.

 

NULA

Essa situação acontece quando a Receita Federal constata alguma fraude na inscrição do CPF.

 

Como regularizar

Algumas pendências podem ser regularizadas nos Correios ou Banco do Brasil. Já alguns casos é necessário agendar um atendimento no Posto da Receita Federal. Se o motivo da irregularidade for por não entregar a declaração de imposto de renda quando estava obrigado, será necessário pagar uma multa que pode variar de R$165,74 até 20% do imposto devido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado