O DBE é o Documento Básico de Entrada da Receita Federal, é através dele que o contribuinte consegue realizar solicitações a Receita Federal, seja para abertura, alteração ou fechamento de uma empresa. A maioria das solicitações podem ser realizadas através do programa Receita Net, através dele será gerado um Número de Recibo e um Número de Identificação, através destes dois números você consegue acompanhar pela internet o andamento da sua solicitação. Seja na abertura fechamento ou qualquer outra solicitação a Receita Federal você precisará acompanhar com regularidade o status do DBE na internet, até porque é através dele que você consulta o andamento do mesmo.

 

Consulta de DBE pela Internet- Receita Federal CNPJ

Para consultar é fácil, acesse aqui, você deverá inserir no campo específico o Número do Recibo e o Número da Identificação, ambos os números você recebe após o envia da solicitação, seja pelo programa ou através de algum serviço da Receita Federal, caso você não tenha esses números não é possível consultar, verifique no programa o número da sua última solicitação para imprimir tal protocolo (recibo), pois ele é importante para que você consiga acompanhar a sua solicitação, sem ele não é possível realizar a consulta de DBE na Receita Federal relativo a solicitações do seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Como já vimos o DBE pode ser consulta de forma fácil e gratuita pela internet, é importante que ao envio de toda a solicitação você imprima o Recibo de Solicitação ou então anote o Número do Recibo e da Identificação pois é através dele que você poderá consultar a sua solicitação a Receita Federal. Havendo dúvidas você poderá também ligar para o 146 da Receita Federal, lá você poderá ser orientado melhor sobre os procedimentos para qualquer solicitação a Receita Federal.

A Receita Federal após criar o programa ReceitaNET decidiu que toda a solicitação deve ser gerada através desse programa. Exceto as solicitações que podem ser feitas através de formulário específico e requerimento, como é o caso da abertura de um MEI (Micro Empreendedor Individual), que pode ser aberta pela internet e gera um protocolo DBE para consulta dos andamentos, porém para se fechar um MEI faz-se necessário a utilização do programa da Receita Federal para que se consiga fazer a respectiva solicitação de cancelamento. Atenção: Protocolos DBE gerado a muito pouco tempo podem não aparecer na consulta, aguarde algumas horas para que o DBE conste no sistema da Receita Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado