cartao-cnpjHoje em dia tirar um CNPJ está bem mais fácil, abrir uma empresa já é realidade para muitos, com o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica a pessoa que tem seu próprio negócio consegue tirar empréstimos em bancos, emitir nota fiscal, consegue vender para outras empresa e muitas outras vantagens, pois com uma empresa aberta legalizada o empreendedor consegue usufruir de mais produtos e serviços que facilitam o crescimento e expansão de seus negócios, porém ter uma empresa aberta demanda responsabilidades seja ela fiscal ou tributária, você deve estar em dia tanto com a declaração de rendimento de tudo que contabiliza quanto com os respectivos impostos que devem ser pagos.

É preciso ficar atento a situação do CNPJ na Receita Federal, quem abre ou fecha uma empresa precisa ficar de olho na situação da empresa, pelo site da própria Receita Federal é disponibiliza a consulta para qualquer pessoa interessada em saber a situação de tal CNPJ, bastando para tanto o número do CNPJ.

Como consultar a situação de um CNPJ?

É fácil,basta acessar aqui o site da Receita Federal, digite o número do CNPJ, em seguida digite o código de segurança dos carácteres que aparecem na imagem e clique em “Consultar”, será gerado o comprovante da situação em que o CNPJ se encontra. É importante saber a situação pois se estiver em situação irregular o CNPJ pode ser suspenso.

Porque é importante consultar a situação de um CNPJ?

É importante tanto para quem possui um CNPJ quanto para quem vai conceder créditos ou fechar negócios, pois imagine a situação uma empresa concede crédito a uma empresa com situação irregular na Receita Federal para o credor significa um risco eminente. Pois se o CNPJ está suspenso, cancelado ou baixado significa que a empresa não está com ele regular.

Muita gente abre e fecha empresas e simplesmente ignora o fato de verificar se ela foi realmente baixada na Receita Federal e quando vai ver o CNPJ se encontra em situação irregular. Por isso se o seu CNPJ não estiver regular ou então baixado corretamente é bom providenciar a regularização junto a Receita Federal para evitar o pagamento de multas.