FGTSA consulta ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) agora não precisa mais ser feita pessoalmente, pela internet o contribuinte poderá ter acesso aos meses de contribuição e também ao salário de contribuição. O serviço tem como objetivo facilitar o acesso ao extrato previdenciário, grande parte dos atendimentos realizados hoje é para ter acesso ao documento. Embora antes ele já pudesse ser emitido pela internet, no entanto era necessário efetuar o cadastramento de uma senha em uma agência da previdência, hoje isso não é mais necessário pois o próprio cidadão gerará uma senha de acesso. O Fundo de Garanti por tempo de Serviço é um direito do trabalhador garantido em lei.

Como consultar

A consulta deve ser feita pelo site Caixa FGTS, o interessado deverá escolher a opção [Extrato FGTS] o sistema pedirá o NIS, PIS ou PASEP e a senha cadastrada, se este for o seu primeiro acesso basta escolher [Cadastrar Senha], na próxima etapa é necessário informar alguns dados pessoais como: nome completo, nome da mãe, CPF, RG, data de nascimento e título de eleitor, antes de criar uma senha de seis dígitos.

Após o cadastro será possível efetuar o login e obter os dados previdenciários, através do extrato é possível verificar todas as contribuições que a empresa efetuou na conta do FGTS, com base nessas informações fica mais fácil saber quanto você tem disponível. O FGTS pode ser utilizado até para financiar a casa própria, ele também pode ser sacado em caso de doença grave ou mais de três anos sem registro em carteira de trabalho (depósitos na conta FGTS).

Além do saldo e rendimento do FGTS é possível que você cadastre seu celular para receber mensalmente informações sobre depósitos e rendimento na conta do Fundo de Garantia. Caso você tenha mudado de endereço poderá também fazer a atualização via internet, assim você não deixa de receber nenhuma carta importante relacionada ao benefício.

Nota: A nossa redação tentou efetuar várias vezes a consulta sem sucesso pois aparecia a mensagem de erro no certificado do site, ela só foi possível com a utilização do navegador Internet Explorer (IE) caso você também esteja com dificuldades tente utilizar outro navegador para concluir a consulta.