Muitas empresas precisam ter um Inscrição Estadual, até o MEI (Micro Empreendedor Individual) precisa de um cadastro no estado, muitos Micro Empreendedores Individuais não sabem o número de sua inscrição estadual, pois ele não é gerado na hora assim como o CNPJ para o MEI, a Inscrição Estadual pode levar dias ou até mesmo semanas para ser gerada pelo sistema. Quando o MEI recebe o CNPJ na horainscricao-estadual ele que a solicitação foi Deferida no estado porém o número da Inscrição Estadual ainda não foi gerada, aparece a seguinte mensagem para o MEI: “Sua solicitação foi deferida e seu número de inscrição estadual é 0000000000000.” Isso significa que sua IE ainda não foi gerada, é preciso depois de algum tempo efetuar a consulta que vamos ensinar logo abaixo para se ter acesso ao IE Inscrição Estadual definitiva, para ter acesso a ela é só seguir os passos de Consulta de Inscrição Estadual abaixo:

Como saber o número da Inscrição Estadual

Acesse aqui o SEINTEGRA, clique no seu estado e informe o seu CNPJ, se tiver algum número de Inscrição Estadual atrelado ao seu CNPJ ele será informado no momento da consulta, além disso você pode imprimir todos os dados relativos a sua inscrição no estado, o chamado Cadastro no Estado. Para utilizar o serviço é só escolher o seu Estado e efetuar a consulta. A Consulta é pública e qualquer pessoa com o número do CNPJ da empresa ou com o número da Inscrição Estadual pode ter acesso ao cadastro.

A Inscrição Estadual está obrigada apenas para contribuintes do ICMS, nem todas as empresas possuem Inscrição no Estado pois nem todas elas estão obrigadas a tê-la. Agora que você já conferiu a sua Inscrição no Estado já pode solicitar a senha do PFE (Posto Fiscal Eletrônico). Muitos MEI só descobrem que possuem Inscrição no Estado no momento de tentar dar baixa, pois a requerida senha do PFE é necessária para a utilização do Programa CNPJ da Receita de empresas que ainda não possuem Certificado Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado